Vacinação antirrábica

Frida e Pagu / 01/09/2020 - 00h01

Tão importante quanto dar atenção e alimento ao seu cachorro, é seguir as rotinas de vacinação. Com a pandemia, está sendo comum atrasar a vermifugação e vacinação dos cães. Alguns donos, com medo do coronavírus, afastaram-se do seu animal de estimação. Tal cuidado, para não se contaminar, não procede, pois o coronavírus canino não se hospeda em humanos e vice-versa. A destruição da natureza e dos hospedeiros silvestres são causas da migração dos vírus animais para pessoas.

Aqui em casa, Frida e Pagu estavam com a vacinação vencida há mais de 30 dias. Paramos de levar para passear, coisa que era diária, e não estão tomando banho no pet shop, pelo mesmo motivo: pandemia. Ainda que não transmitam a Covid-19, podem atuar como uma sacola de feira, por exemplo, por isso estamos dando banho em casa. Ainda assim, Pagu foi ao banho duas vezes, e Frida, menor e mais fácil de dominar, foi apenas uma vez, numa situação de se lamber e engasgar com a pelagem muito longa. Foram-lhe feitos banho e tosa.

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu no sábado passado vacinação contra a raiva canina. Informamo-nos sobre local e horário. Soubemos haver dois pontos de drive-thru na cidade, não sendo necessário sair do carro, mas preferimos ir à Igreja Rosa Mística, próxima à nossa casa. Tudo se deu com pequena espera, sem aglomeração.

Pagu, a selvagem, não consegue andar de carro, porque não foi treinada em pequena e, incontrolável, pode destruir o interior do veículo com unhas e dentes. Sendo assim, Fernando a conduziu a pé, segurando-a pela guia, e Frida, eu levei de carro, pelos cinco quarteirões. Levamos as carteiras de vacinação para anotar as atualizações. Fernando foi indelicado com os agentes da prefeitura: soube que essa vacina poderá ter efeitos colaterais e até causar a morte do cachorro. Pura teoria da conspiração. Quem vende a vacina, vende essa ideia estapafúrdia. Hoje, teriam sido vacinados pelo menos 50 mil cães.

Ao chegar em casa, desinfetamos tudo com água sanitária. Agora, nossas cachorrinhas estão protegidas contra a hidrofobia. Na sequência, atualizaremos as suas outras vacinações e vermifugações, evitando doenças caninas e vermes.

Vamos cuidar de nós e dar mais amor e carinho aos cachorros!

Publicidade
Publicidade
Comentários