Um ser gregário, assim é o homem

15/06/2021 às 00:10.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:10

O homem não é uma ilha, então, não vive só. Sociável, precisa da companhia de um amor ou amigo, ou receber o serviço ou produção de alguém que, de alguma forma, lhe acrescenta. A presença e o labor do outro ajudam a viver. A autossuficiência do eremita pode ser autoproclamada, mas não funciona em sua totalidade. Socialmente, as funções exercidas coexistem em plena interação, as camadas sociais têm sua importância e cada profissão garante a existência da outra.

As árvores são mais poderosas e resistentes quando em conjunto, assim como os animais têm maior chance de sobrevivência em grupos. O ser humano é um animal frágil e sobreviveu devido ao grande desenvolvimento cerebral, que lhe soma defesa para além do físico. Os predadores são muitos, assim, podem-se imaginar os humanos correndo pelos descampados e refugiando-se em grutas até construir seu abrigo.

Estar junto é uma necessidade humana. A presença física causa favorecimento bilateral. A pandemia mostra que é possível viver só, sem sair, desde que haja quem lhe traga a comida, mas o confinamento é ruim. Poucos não se queixam dessa situação que se prolonga há mais de 450 dias. Mesmo os negacionistas, que dizem não sentir perigo algum, costumam se queixar, desejosos da volta à normalidade.

Contando até aqui os quase 500 mil mortos pela Covid, quando todas as vidas importam, o tempo suga rapidamente a vida dos que sobraram. Além da desesperança, tristeza, irritabilidade, alterações do sono e da fome, algumas pessoas têm notado, em especial as mais maduras, que a falta de proximidade humana, a ausência de contato físico tem lhes tirado alegria de viver, viço, vitalidade da pele e dos músculos, com piora da aparência. 

De cada um vai sumindo o brilho dos olhos e, com a rapidez do tempo, os cabelos crescem o dobro do normal. Dessa observação deduz-se que um humano nutre outro humano, que, em razão das privações, apresenta decaimento físico e mental.

O isolamento parece trazer um envelhecimento acelerado, como acontece numa guerra. É preciso seguir a tríade água, boa alimentação e exercício, e mais: ter alguém por perto para nutrir o espírito e o corpo, revertendo parte do processo. Mas, não perca a vigilância. Proteja-se e aos demais.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por