Quiabo com araçá

21/04/2020 às 01:31.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:19

Fui criada longe da cozinha. Minha mãe foi dona de casa até os 33 anos, quando foi estudar medicina. Afugentava-me da beira do fogão e queria que eu estudasse para pagar quem cozinhasse para mim, pois tal serviço não tinha valor. Segui à risca e detesto cozinhar. Até para fazer café ou limonada, reclamo. Sorte minha que tive quem cozinhasse para mim. Agora, no isolamento social há cinco semanas, meu filho Fernando, que se arrisca na culinária desde os 11 anos, cozinha e eu lavo as panelas.

Gosto de comida bem cozida, com caldo, e ele tem se esforçado para sair do arroz, farofa, batata frita e carne assada, para me agradar. Pedi no sacolão quiabo e maxixe. A dificuldade seria prepará-los, porque Fernando e eu nunca tínhamos tentado. Olhei no YouTube como fazer. Escolhi quinze quiabos, e após lavá-los novamente (ontem fizemos a desinfecção conforme protocolo de segurança da Covid-19), cortei as pontas e a parte posterior, e depois os piquei em diagonal e os joguei na panela sobre óleo, alho socado, cebola cortada, cebolinha picada, sal, duas rodelas de tomate, três gotas de vinagre e refoguei durante seis minutos. Depois coloquei meio copo d’água e deixei cozinhar com tampa por mais seis minutos. Precisou de mais um pouco de água e cozimento, ficando saboroso e sem baba.

O pé de araçá do meu jardim está produzindo cerca de quinze unidades por dia. Não tem quem coma, porque as visitas estão proibidas. Coloquei uma foto dos araçás no Facebook e me sugeriram fazer suco (não é bom), ou doce ou geleia. Hoje escolhi só os que estavam muito bons, e após lavá-los em imersão de detergente, cortei a parte superior e inferior, dividi ao meio, observei se o interior estava sadio e bati no liquidificador com pouca água, na altura da metade dos frutos e coei na peneira fina. Medi 500 ml. Joguei na panela e acrescentei 300 ml de açúcar (na mesma jarra) e cozinhei mexendo com colher de pau por 20 minutos. Fiz como minha avó Du fazia doce de goiaba. Meu doce tomou uma aparência amarronzada, tipo geleia, com fino sabor azedo.

Assim, em tempos de coronavírus e isolamento social, aproveitei para aprender coisas novas: café forte, arroz integral, quiabo e doce de araçá. Mais montes-clarense não poderia ser.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por