Por que, viva o SUS?

13/04/2021 às 00:01.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:40

Estive no estacionamento sul do Montes Claros Shopping durante 15 minutos e fui vacinada contra a Covid-19 com toda a segurança. Parece mágica estar em um lugar amplo, sem fila, receber a CoronaVac sem dor e sair sem pagar nada. Mas não é mágica. É o SUS, o nosso Sistema Único de Saúde!

Quando estudava medicina, vi quatro tipos de doentes: particular, Inamps para quem pagava a Previdência Social, o Fundo Rural e os “indigentes”, tratados gratuitamente pela Santa Casa de Caridade de Montes Claros, uma entidade filantrópica.

Em 1971, Montes Claros viveu ações e experiências em Medicina Comunitária. O Ipedasar – Instituto de Preparo e Pesquisas para o Desenvolvimento da Assistência Sanitária Rural (até 1974) - com seu Programa de Planejamento Familiar foi precursor em modelos alternativos de atenção à saúde.

O Projeto de Saúde Montes Claros (1975/77) englobou práticas inovadoras que foram usadas na formulação do SUS, junto com outros movimentos sanitários.

A Constituição de 1988 determinou que saúde é direito do cidadão e dever do Estado, assim, o SUS presta um serviço completo, com vacinação universal, tratamento médico-hospitalar, exames e remédios.

Em 40 anos de medicina, vi o SUS fornecer ressonância nuclear magnética; operar câncer de tireoide pouco tempo após o diagnóstico; fazer tratamento cirúrgico de obesidade; oferecer hormônio do crescimento, de alto custo para nanismo hipofisário; cobrir com medicação cara o bloqueio de puberdade precoce; dar insulinas de ponta e alto preço a pessoas com diabetes, assim como glicosímetros, para medir a glicose.

O SUS precisa ter seus recursos descongelados e ampliados com verbas condizentes com seu significado e abrangência. 

Deverá melhorar os produtos que não estão bons e arquivar o projeto de sistema privado, ação que supliciaria a população pobre.

Quando colocamos câmera de segurança em casa, sentimo-nos confiantes e seguros, mas fechamos portas e janelas, colocamos cão de guarda, alarme nas entradas e cerca elétrica. Também deverá ser assim quando somos vacinados contra a Covid-19. 

A vacina é uma possibilidade, não fecha o corpo por encanto. Mantenha o uso de máscara, lavação de mãos, álcool gel e distanciamento. Faça sua parte, e viva o SUS!

  

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por