Pensar dói

23/03/2021 às 00:02.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:29

Nunca a humanidade teve tanto tempo para pensar, em especial no lockdown – fechamento total – que invadiu vários países na tentativa de conter a sanha da peste macabra. Em casa, trancados, e milagrosamente recebendo alimentos e medicamentos à porta, pessoas de todas as esferas sociais (vergonhosamente, muitas estão sem renda, considerando-se o momento de guerra pelo qual passamos) cuidam de si, da casa, da comida e, sem deslocamento, sobra tempo para pensar.

Vêm à mente indagações feitas noutros tempos pelo meu amigo Pedro J. Bondaczuk, falecido em 9 de outubro de 2018, e que tanta falta me faz. O jornalista, escritor, pensador e filósofo gostava de se perguntar: quem sou, de onde vim, para onde vou? Muito escreveu sobre isso. 

Bondaczuk, sobrevivente da poliomielite, era apaixonado pelo cosmos e possuía amplos conhecimentos, nos presenteando diariamente com textos reflexivos e sábios, que segui por 11 anos.

Ele acreditava em Deus e negava a existência dos dinossauros, embora não visse um e visse o esqueleto dos outros. A fé foge a qualquer entendimento.

Também invisível, o coronavírus produz a Covid, uma doença tão ameaçadora que, ao se confirmar o diagnóstico, assusta-se, e se sente ainda mais frágil do que já se sentia diante da apavorante pandemia, pensando na morte.

O confinamento faz progredir tais pensamentos, devido às reais perdas de todos os dias. Sendo você o doente, ou sendo este, um alguém querido, como quase tudo na moléstia é imprevisível, a contagem de cada dia vencido é sofrida e angustiante. Pensar dói, esmaga a alma, gera pânico que custa a ser aplacado.

A doença ameaçadora agride o corpo de forma sistêmica, afeta a mente, tira o sossego e o apetite, emagrecendo quem está com ela e quem cuida de quem a sofre.

As ações ritualísticas impelem ao TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo. Borrifar água sanitária diluída ou álcool 70º em tudo, a cada momento, além de frequentes lavações de mãos para evitar o contágio, ferem a pele e embota a lucidez devido aos pensamentos torturantes, associados ao uso de máscara em casa e ao necessário afastamento físico.

Quem se livra da Covid é um vitorioso, mas poderá se reinfectar. A vacina reduzirá a forma grave da doença e as mortes.

  

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por