Isolamento social

24/03/2020 às 02:07.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:03

A palavra quarentena está sendo usada como sinônimo de isolamento social, o que é errado. No Aurélio, quarentena são 40 dias ou espaço de tempo sem convívio para viajantes que chegam de países com doenças contagiosas. O afastamento evita a contaminação de outras pessoas. Quando os astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins voltaram da Lua, em 1969, ficaram em quarentena, pela possibilidade de terem trazido microrganismos do satélite, em tese, com potencial para exterminar a humanidade.

No livro “Diário de Anne Frank”, a autora, uma menina judia de 14 anos, conta sua rotina sufocante. Escondida com sua família num cômodo atrás de uma parede falsa, fugia dos nazistas de Adolf Hitler e seus fornos crematórios, que mataram seis milhões de judeus na Segunda Guerra Mundial. O conteúdo maduro e cruel do aprisionamento chocou toda uma geração. Anne Frank não se salvou.

O claustro das freiras impressiona devido à autoprisão, mudança de nome, entrega à caridade ou à contemplação. As celas brasileiras, muito acima da quantidade regular de detentos, mostram que é preciso alguns presos ficarem sentados para outros dormirem.

Restrição de liberdade era situação longe de nós, até surgir o novo coronavírus e sua doença Covid-19. A China, um estado totalitário, usou a experiência de se ficar em casa, indicando ao mundo uma maneira de reduzir o contágio. Após quatro meses de batalha, fechamento de fronteiras e morte de mais de 14 mil pessoas, o Brasil copiou esse recurso extremo.

No dia 16 de março, nosso prefeito assinou um decreto determinando o isolamento social, para retardar a disseminação desse vírus altamente contagioso, que causa pneumonia grave em parcela dos infectados. Ainda há renitentes: uns atenderam mais cedo, outros mais tarde e estamos enclausurados, em confinamento. Houve fechamento de tudo, exceto dos serviços essenciais. Forças de Segurança garantem o cumprimento da ordem. O isolamento traz reflexão e as clássicas perguntas: quem somos, de onde viemos e para onde vamos? Há alta dose de angústia e medo. A Terra é nossa única nave. Poderemos usar o período para sermos bons, arrumarmos a casa e o jardim. Quando tudo passar, precisamos cuidar melhor do nosso precioso Domo Azul.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por