Etarismo

18/05/2021 às 00:03.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:57

Para nenhum comportamento adulto deveria haver limite etário. Aceitar que alguém, pela idade, não possa fazer uma coisa é censura e pré-julgamento. Os idosos questionam o limite à livre expressão. Sempre foi assim? Pois vai ter que mudar!

Etário, do Latim aetas, atisat, significa idade, próprio da idade; etático: grupo etário; faixa etária.

Etarismo foi um termo criado pelo gerontologista Robert Butler, em 1969, colocando-o junto ao sexismo e racismo, significando preconceito de idade, o terceiro mais manifestado no mundo. Existe em relação a outras faixas etárias, sendo comum contra os mais velhos, fato que é também chamado de ageismo (de age, idade em Inglês).

Jorge Grimberg, jornalista com 15 anos de experiência em moda e autor do livro “Vida criativa”, tratou dessa segregação e afirmou que é preciso vencer o etarismo. “A idade é o último pilar na equação da diversidade”. Os nascidos entre 1946 e 1964, chamados por ele de “novos jovens do futuro”, têm tempo, dinheiro e tecnologia - aprimoraram-se durante a pandemia -, e estão numa fase em que se libertam das velhas regras da sociedade. Cita a empresa Tinkerbell Modas, australiana pioneira que dará um curso de oito semanas para modelos acima de 55 anos. Alega que os sites de moda apresentam modelos de 18 anos, e quem pode comprar tais marcas se sente invisível por não estar ali representado. Isso tende a se reduzir em breve, conclui Grimberg.

É preciso abandonar a visão negativa e enxergar os idosos como pessoas saudáveis e capazes. Todos deveriam criar dentro de si a ideia de que ser maduro não é defeito. Vive-se mais, sendo possível ser bonito em todos os períodos da vida. A proposta é mudar paradigmas e não mais estereotipar aposentados.

Os setores profissional, social, familiar e amoroso precisam se abrir aos idosos, acabando-se com a obrigação de ser eternamente jovem. Que se possa envelhecer sem ser excluído por isso. Quem quiser pintar os cabelos e fazer plástica, que os faça por escolha e não por imposição social.

É possível ser bonito, jovial, ter saúde e vigor em qualquer idade, desde que haja condições propícias para ser assim. Estranhar essa abordagem é ser intolerante. A largada contra essa barreira foi dada. Agora, é vencê-la.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por