Essa tal imunidade

19/01/2021 às 00:03.
Atualizado em 05/12/2021 às 03:57

As mentiras ganham a cena, tornando-se tão verdadeiras quanto os fatos. A pós-verdade, uma verdade paralela, e a autoverdade, uma verdade autodeclarada, dominam a internet, principalmente após a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmar o estado de pandemia, que matou quase 2 milhões de humanos. Os infectologistas e imunologistas são requisitados para aplacar a angústia populacional.

O sistema imunológico formado por órgãos, tecidos e células protege o organismo de invasões de patógenos. Seu produto, a imunidade, é a capacidade de resistir a um agente causador de doença. Ela impede que vírus, bactérias, fungos e protozoários nos matem ao invadir nosso corpo. Essa proteção se dá através dos linfócitos, glóbulos brancos que, diante da ameaça, se transformam em plasmócitos e produzem anticorpos, proteínas que neutralizam a ação do invasor. 

Os macrófagos comem bactérias e outros elementos. Há situações que reduzem essa defesa, como diabetes e uso de remédios imunossupressores. Não existe medicamento capaz de aumentar a imunidade, ainda que uma vida saudável sugira melhor resistência às doenças.

A imunologia explica que, após uma infecção, o corpo humano capacita-se a suportar novas infecções. No ano 1000, os chineses praticavam imunização pela inalação de extrato em pó de crostas de lesões de varíola, quando ainda não se sabia a causa das doenças. Em 1798, Edward Jenner descobriu a vacina contra varíola e, em 1854, Louis Pasteur definiu os microrganismos como causadores de moléstias. 

Podem-se adquirir anticorpos por imunização ativa e natural, quando temos contato com um patógeno e adoecemos, ou imunização ativa artificial quando tomamos vacina. A imunidade adquirida é específica para aquela doença, desenvolvendo memória imunológica pela infecção ou vacinação.

Diante dos 210 mil mortos de Covid-19, festeja-se o surgimento dos imunizantes que têm eficácia e segurança diversas. Devido ao tempo recorde na liberação das vacinas, a população tem medo. 

Aceitem a ciência. Com a imunização, o corpo fica conhecendo o SARS COV 2, causador da Covid-19. Assim, quando o encontrar, saberá combatê-lo. Quanto mais pessoas forem vacinadas, maior será a imunidade coletiva, mas não temos vacina para todos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por