Desapego

16/02/2021 às 00:01.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:11

O fogão de casa estava feio após 12 anos de uso. Então, foi substituído num domingo. Na mesma tarde, alguém interessado em receber doações de objetos estragados para consertá-los, ou transformá-los em fonte de peças para outros móveis e aparelhos, ou para vendê-los como ferro-velho, fez contato. A intenção era produzir dinheiro para socorrer com alimentos pessoas desempregadas na pandemia.

A conjunção de fatos impressionou-me. Depois de pensar um pouco e mentalmente listar objetos em desuso, daqueles que enchem armários esperando o momento do conserto e acabam por vencer sua obsolescência programada, pedi ao amigo do Facebook que viesse com um caminhão.

Visitei os armários e fui separando coisas encostadas. Sigo o estilo econômico, cuidadoso, que compra pouco. Absurdamente não consumista. Conserto, reciclo, reutilizo, economizo. Acho um absurdo um celular ser produzido para, em tese, por decaimento no desempenho, vencer com dois anos de uso. Penso nos insumos e no descarte. Nem sempre temos um lugar adequado para receber a sujeira que jogamos no mundo.

Nessas andanças pela casa nos 11 meses de isolamento social, enfim, consegui desvendar as fronteiras do meu lar, e, de fato tomar posse dele. Agora, sei que o conheço melhor. Com esta visão, passei a mão em muitas coisas para doar. Já tinha feito isso com as roupas, há alguns meses.

Quando o furgão partiu levando aqueles objetos, senti-me recompensada por ter conseguido construir espaços vazios. Situação semelhante já havia me acontecido para permuta. Desta vez, de forma mais ampla e sem substituições, teve ótimo efeito. O espaço gerado ficará desocupado, sem colocar nada no lugar, uma solução, não um problema. Agora posso respirar mais profundamente.

“A filosofia oriental do Feng Shui existe há mais de seis mil anos e busca o equilíbrio das forças necessárias para manter as vibrações positivas presentes nos espaços físicos. Por isso, quando utilizada em ambientes, a energia é transformada de modo que ela interaja com o campo energético das pessoas” (Terrazzas Construtora). 

Baseando-me nessas informações, aprendo que a harmonização dos espaços é útil e importante. Não chego a tanto, mas meu “Lar, Doce Lar” está bom agora e eu estou melhor nele.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por