Coronavírus e a água

28/04/2020 às 00:09.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:23

Montes Claros passou por período de seca, com pouca chuva durante sete anos. Quando choveu para o gasto, a restrição hídrica com rodízio dia sim e dois dias não foi suspensa. Consumíamos a terça parte da água usada antes. No verão de 2019 havia água em dias alternados. No dia 16 de março, com o decreto de Isolamento Social do prefeito Humberto Souto, houve o fim do rodízio. Para lidar com a pandemia, é preciso muita água, coisa que não temos. Após tocar em qualquer objeto, mesmo em casa, deve-se lavar as mãos durante 20 segundos, cantando os “parabéns pra você” duas vezes, esfregando cada centímetro das mãos e dos punhos. O SARS-COV2 é um vírus RNA, com material genético protegido por capa de gordura, que se inativa na presença de água e sabão ou álcool em gel.

Em um dia contei mais de 50 lavações de mãos. A pele resseca e arde. E eu quase não uso álcool em gel. Pensei no desperdício de água, considerando-se que muitos não fecham a torneira enquanto lavam suas mãos. Abro a torneira, molho as mãos e o sabonete e fecho enquanto faço a esfregação, embora ache que me contamine ao fechá-la no final.

Devido a estarmos confinados, a maioria das pessoas teve de dispensar a empregada doméstica pelo risco de contaminação no transporte público e ir cuidar da casa. Tudo que for possível deve-se comprar pelo telefone. Quem sair precisa seguir o protocolo de segurança: máscara, calças compridas, distanciamento de 1 metro e, ao chegar, pisar sobre pano com água sanitária, deixar os sapatos na área externa, tirar toda a roupa, deixá-la para lavar e tomar banho. Mais gasto d’água. Tudo que chegar à sua casa deverá ser desinfetado com borrifo de água sanitária diluída ou álcool a 70º ou água com sabão ou detergente. Passar pano com água sanitária no chão de toda a casa, diariamente. Limpar com álcool 70º todas as superfícies e objetos de maior uso, como maçaneta, mouse, celular e bancada.

A prevenção coletiva da Covid-19 envolve pulverização de água com quaternário de amônia de 5ª geração em locais públicos de maior movimento, a cada dois dias. Tivemos chuva forte em abril, o que foi ótimo para ter mais água para usá-la com consciência. Salve a água, o preciosíssimo líquido contra o coronavírus!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por