Saudade dos clientes

Espaço do Empreendedor / 02/12/2020 - 00h01

Devido à pandemia, o isolamento social passou a fazer parte da vida das pessoas. Com isso, o atendimento virtual e a distância agora fazem parte das estratégias de vendas das empresas. Passadas algumas semanas, foi possível flexibilizar alguns setores, o que fez com que as pessoas começassem a voltar a frequentar o comércio. E as equipes de vendas e atendimento prepararam uma recepção para a volta do cliente?

Podemos fazer uma analogia com um parente ou amigo que precisou adotar o distanciamento e o contato passou a ser somente virtual. Com o tempo, pudemos perceber que o contato a distância não é suficiente para matar a saudade. Se esse amigo ou parente fosse nos visitar, de que forma seria recepcionado? Provavelmente os receberíamos com um “sorriso nos olhos” e os convidaríamos para conversar sobre assuntos diversos e ofereceríamos uma bebida ou um petisco para celebrar o reencontro. 

Do mesmo modo, podemos levar este pensamento para o ambiente comercial. Receber o cliente com um sorriso aberto, convidá-lo para entrar e deixá-lo à-vontade, para só depois oferecer a ele produtos de acordo com sua necessidade, seria o melhor a fazer. É importante demonstrar que o cliente é importante para a empresa.

Preparar a equipe para o momento de retomada dos negócios é fundamental. Os empresários devem sempre reforçar essa reflexão junto ao seu grupo de atendimento e vendas. Neste momento, o cliente está carente e sente falta de um contato presencial, sempre, é claro, respeitando-se as medidas de segurança e as determinações adotadas pelos órgãos de saúde.

Muitas pessoas neste final de ano buscarão presentear entes queridos e uma grande oportunidade se abrirá para o mercado. Por isso, é importante expor os produtos de forma estratégica, ornamentar vitrines e utilizar ferramentas de marketing para atrair a presença deste cliente. 

Outra dica é criar campanhas e promoções e instalar urnas no fundo da loja para sorteio de prêmios, para fazer com que o cliente entre e conheça o local, sempre controlando a quantidade de pessoas para evitar aglomerações e deixar equipe bem informada sobre as novidades oferecidas pela loja. Boas vendas a todos. E lembremos: vamos matar a saudade de forma segura.

 

Publicidade
Publicidade
Comentários