Pequenos negócios rurais buscam estratégias para enfrentar a crise

Espaço do Empreendedor / 19/05/2021 - 00h15

O agronegócio é um dos responsáveis pela movimentação da economia brasileira. Somente em 2020, o setor aumentou em 9% a participação no PIB do país, crescimento projetado também para o ano de 2021.

Um dos motores desse crescimento são os pequenos produtores rurais, que estão presentes em todo o nosso Estado, plantando, colhendo e pondo alimento na mesa dos brasileiros. 

Porém, mesmo com a produção a todo vapor durante a pandemia, as mudanças impostas pelo isolamento social exigem que os produtores rurais se reinventem e criem estratégias para se manter competitivos e não perder espaço no mercado.

O empresário e agrônomo Sebastião Salim, que vive diariamente a realidade dos pequenos produtores, destaca alguns fatores essenciais para que eles se mantenham no mercado: 
 
Planejamento
É importante que o produtor não atropele processos e, antes de iniciar a produção, analise o clima e o solo da região, bem como todo o material utilizado, como os defensivos agrícolas, entre outros.
 
Análise de mercado
A concorrência no agro vem aumentando cada vez mais e, por isso, é necessário que o pequeno produtor avalie quais produtos vêm sendo demandados pelo mercado e aqueles que apresentam preço de venda competitivo. Essa análise é fundamental para que se possa, de maneira estratégica, diversificar sua produção.
 
Uso da tecnologia
O produtor rural que quer se destacar precisa utilizar tecnologias que auxiliem no controle e melhoria da sua lavoura. Existem aplicativos e softwares que controlam desde o processo de irrigação à prevenção de pragas que afetam a produção. Por isso, incorporar a tecnologia ao plantio é um diferencial para os pequenos produtores.
 
Bons fornecedores
Se queremos ter um produto final qualificado, precisamos encontrar bons fornecedores. Por isso, buscar parceiros que garantam a confiabilidade das sementes e ofereçam expertise no plantio e produção são fatores determinantes para que o produtor tenha sucesso no dia a dia do campo. 
 
Orientação
A caminhada empreendedora do produtor rural é, muitas vezes, solitária. Por isso, é importante que ele procure profissionais ou associações que o orientem sobre como evoluir. Uma visão externa pode contribuir com boas dicas e soluções inovadoras que, em diversas situações, não podem ser construídas individualmente.

 

 

Publicidade
Publicidade
Comentários