O cliente mudou

Espaço do Empreendedor / 26/08/2020 - 00h01

O isolamento social e os cuidados necessários para evitar o agravamento da pandemia do novo coronavírus levaram a uma série de mudanças nos hábitos dos consumidores e no atendimento prestado pelas empresas. A necessidade de ficar mais em casa e utilizar produtos e serviços de maneira remota criou novas necessidades e, por outro lado, inviabilizou a continuidade de vários negócios. Um dos princípios básicos adotados pelas empresas que conseguiram se manter em atividade está relacionado ao entendimento do mercado e das mudanças do seu público alvo. Diante da nova realidade que se impõe, apresentamos algumas características do novo consumidor que acaba de surgir.

Cliente on-line
Essa é uma tendência óbvia, embora muitas empresas ainda não tenham atentado para ela. Afinal, o cliente permanece cada vez mais tempo on-line e é necessário que a jornada de trabalho seja adaptada para que ele possa continuar conversando com você no ambiente digital. Não basta ter um número de WhatsApp e uma página no Instagram. O cliente exige mais. É preciso investir tempo e dedicação para estabelecer uma comunicação efetiva e recorrente com seu público. Com as novas tendências, a fachada digital é tão importante quanto a fachada física da loja. É preciso, portanto, que ela seja atraente e valorize a harmonia entre as diversas possibilidades de navegação disponíveis.
 
Novas exigências
A digitalização das empresas aumentou a concorrência e a oferta de produtos. É natural, portanto, que os clientes exijam cada vez mais uma prestação de serviço e um atendimento qualificados. Afinal, eles não precisam mais se sujeitar a um eventual mau humor dos atendentes. Por isso, invista em treinamento para sua equipe.
 
Atendimento personalizado
As empresas que souberem personalizar os atendimentos, chamando seus clientes pelo nome e entendendo seu padrão de consumo, estabelecerão mais que uma relação comercial e poderão fidelizá-los com maior facilidade.
O mundo mudou, os clientes mudaram e as empresas também precisam evoluir. Continue em busca de informação e se diferencie. O Sebrae Minas está sempre atento às mudanças e à disposição para auxiliar os pequenos negócios a entenderem este novo momento.
 

Publicidade
Publicidade
Comentários