Insira sua empresa no ambiente digital

Espaço do Empreendedor / 20/05/2020 - 01h52

Com o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, as empresas precisam se reinventar para manter os clientes. Uma das principais alternativas neste momento de crise é o uso das plataformas digitais, que não é mais um simples diferencial, mas uma aliada fundamental para a sobrevivência dos negócios. Levantamento divulgado na semana passada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) apontou um aumento de 35% no volume de compras on-line no país quando comparado ao mesmo período de 2019. Confira dicas importantes que podem auxiliar no relacionamento com clientes durante o enfrentamento da crise:

- Mantenha-se próximo

Por mais que esse momento seja complicado e de muitas incertezas, sabemos que vai passar. E as empresas que se mantiverem em contato constante com seus clientes se diferenciarão e colherão frutos após a quarentena. A utilização das redes sociais aumentou consideravelmente nesse período, por isso utilize-as para postar dicas de como usar o seu produto, além de conteúdos ligados ao seu negócio. Nunca se esqueça: quem não é visto não é lembrado.

- Facilite o pagamento

Não perca vendas por ter um processo de pagamento engessado demais. Ofereça alternativas de pagamento ao seu cliente. Hoje os principais bancos físicos e digitais possibilitam gerar boletos ou criar links de pagamento gratuitos. Pesquise sobre isso, pois esse cuidado pode fazer muita diferença no seu negócio.

- Use as ferramentas digitais gratuitas

A tecnologia existe para nos ajudar e hoje há muitas ferramentas que podem contribuir para o aumento das vendas. Uma delas é o catálogo de produtos do WhatsApp business. Com ele, você pode criar um arquivo com todos os seus produtos para enviar a seus clientes. Outra possibilidade é incluir seus produtos em plataformas de marketplace, que mantêm um tráfego digital intenso e permitem que seu produto seja visto por milhares de pessoas diariamente. Já pensou nisso?

- Capriche nas fotos e vídeos

Antes que o isolamento social começasse, estávamos habituados a comprar mediante estímulos táteis e olfativos. Agora, o incentivo deve partir da visão. Capriche em fotos que mostrem como os produtos são preparados e armazenados .

Para ter acesso a mais informações sobre como utilizar as ferramentas digitais e potencializar o seu negócio, acesse o site sebrae.mg.com.br, onde estão disponíveis orientações gratuitas de como inserir as empresas no mundo digital. Não perca tempo!

 

Publicidade
Publicidade
Comentários