Inovação e cooperação

Espaço do Empreendedor / 01/07/2020 - 00h03
Quando falamos em inovação, é bem comum que se imagine um “gênio solitário” trabalhando duro em um lugar isolado. Ainda que pareça comum, essa situação está longe de ser real. A verdade é que levar uma boa ideia adiante depende de muita informação de diferentes pessoas e perspectivas, ou seja, muita cooperação. A cooperação é fator essencial para que uma empresa inove e supere os principais desafios relacionados ao seu negócio. Implementar uma ideia ou iniciativa complexa demanda trabalho conjunto, que envolve diferentes níveis de conhecimento e especialidades.
 
Nesse sentido, além da necessidade de que o ambiente interno seja cooperativo, é importante contar com o apoio e a ajuda de outros atores, que cumprem suas funções como agentes intermediários.
 
- Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs):
 
As ICTs são órgãos ou entidades da administração pública ou privada sem fins lucrativos e têm como missão executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico. A sua empresa pode contratar uma ICT ou um Grupo de Pesquisa para desenvolver completamente um novo produto ou serviço – ou pode estabelecer uma parceria (remunerada ou não) para o codesenvolvimento de uma ideia inovadora ou mesmo para ter acesso a uma contribuição em uma etapa específica.
 
- Agentes intermediários:
São instituições responsáveis por identificar e conectar agentes com interesses comuns que querem trocar ou mesmo comercializar ideias ou tecnologias que desenvolveram. Um exemplo de instituição que atua como agente intermediário é aquela que prospecta novas tecnologias ou aproxima startups de empresas que têm interesse em adquirir um novo recurso tecnológico.
 
Fato é que, para inovar, é de suma importância a colaboração, que pode ser interna ou externa. Nesse caso, cada ator contribui com ideias e iniciativas que possibilitem tirar uma ideia do papel – ou, se for o caso, superar uma crise ou problema.
 
Quer inovar e precisa de apoio para isso? O Sebrae acredita no poder da cooperação e pode ajudar os pequenos negócios a alcançarem esse objetivo. Por meio do Sebraetec, as micro e pequenas empresas encontram apoio para fazer diferente nas áreas de design, transformação digital, produtividade e vendas.
 
Acesse e saiba mais:
 
 
Publicidade
Publicidade
Comentários