Lair Geraldo Theodoro Ribeiro, conhecido como dr. Lair Ribeiro, celebra 40 anos de carreira. Autor de mais de cem trabalhos científicos publicados em revistas médicas americanas, também publicou 38 livros, sendo 15 deles best sellers, 26 traduzidos para outros idiomas e hoje disponíveis em mais de 40 países.

Por mais de 20 anos, proferiu palestras em diversas cidades brasileiras, vários países da América do Sul, América Central, América do Norte e Europa. Treinou mais de 4 mil médicos brasileiros na área de Adequação Nutricional e Otimização da Homeostase. 

Ele esteve ontem em Montes Claros para apresentar as palestras “Envelhecer sem ficar velho” e “Mude sua Alimentação, mude sua vida”, no Espaço OAB Eventos, a convite das redes Minas Brasil, que comemoram 60 anos. Ele recebeu a equipe de O NORTE para um bate-papo.

‘Quem dorme mal engorda, envelhece e sofre do coração’


Quais as dicas do senhor para o clima seco, de altas temperaturas aqui no Norte de Minas?
A principal dica é ter um umidificador em casa. Não precisa deixar ligado a noite inteira. Se eu colocar umidade demais no quarto onde durmo, crio fungo, mofo. Mas se deixo antes de dormir, por umas duas horas, irá umidificar o ambiente suficiente para a noite inteira e faz uma diferença muito grande. O ideal para a umidificação do ar é de 40 para 60. Quando o ar é muito seco, o pulmão começa a envelhecer mais prematuramente e cada vez você vai tendo menos oxigênio para levar para os órgãos e, sem o pulmão fazendo a chamada hematose, que é a troca do oxigênio com gás carbônico, você não tem oxigênio para levar para o sangue e que vai levar para os órgãos. Então, o umidificador faz toda a diferença.
 
Quais as suas recomendações para se prevenir contra as doenças cardiovasculares?
A primeira coisa é a pessoa dormir bem. Não existe nenhum remédio que funcione se você não dorme. Se uma pessoa ficar quatro noites sem dormir, ela vai ficar doente. Aprender a dormir é desligar todas as luzes. Você senta na cama e tenta enxergar as mãos. Se enxergar as mãos, não está escuro suficiente. O nosso sistema nervoso foi feito para ver claridade durante o dia e ver escuridão durante a noite. Durante o dia eu preciso sair lá fora, mesmo que eu não trabalhe lá fora. Se eu moro num apartamento, eu tenho que abrir a janela e colocar a cabeça para fora da janela. Tenho que receber mais luz na retina. A mãe que deixa a luz acesa no corredor para a criança saber que ela faz xixi à noite, essa criança vai ser gordinha, vai crescer menos, pegar gripe duas a três vezes por ano. Isso porque aquela luz no corredor transmite para o cérebro o conceito que o dia está amanhecendo. Então, a pineal para de funcionar, uma série de glândulas para de funcionar porque o dia está amanhecendo. É o ciclo circadiano que temos no corpo. Você também não pode ter nada eletrônico ligado na cabeceira da sua cama. Sem sono reparador não existe saúde. Quem dorme mal engorda, envelhece, tem pressão alta e sofre do coração. Outra coisa é tomar de 6 a 8 copos de água por dia. Sem isso sua pele vai ficar feia, seu sangue vai ficar grosso e seu coração irá trabalhar mais. Não espere a boca ficar seca para beber água.

Hipertensão não é doença. É um estado. Eu não sou hipertenso, eu estou hipertenso 

A população é bem informada sobre a hipertensão?
Hipertensão não é uma doença. É um estado. Eu não sou hipertenso, eu estou hipertenso. Pode ser que estou hipertenso porque estou comendo sal refinado. O sal refinado tem sódio e cloro. O sal integral tem 82 minerais, entre eles o magnésio e o potássio que o meu sal de mesa não tem. Muita gente tem pressão alta porque está faltando magnésio. Outro fator que aumenta a pressão é a resistência insulínica. Se você come doce e ingere muito carboidrato, você desenvolve resistência insulínica. A sua insulina sobe e retém sódio, o sódio retém água e a pressão sobe. Também muitas pessoas que estão com a pressão alta porque não estão tomando sol, o que chamo de heliofobia, o medo do sol. No ano de 1900, 75% dos brasileiros trabalhavam ao ar livre, em 2010, 10% dos brasileiros trabalham ao ar livre. Em 1900, quando 75% trabalhavam ao ar livre, não existia câncer de pele. Em 2010, a doença que mais cresce é o câncer de pele. Você está tomando muito menos sol que os seus antepassados tomavam. 

Quais os impactos do tabagismo para o coração?
20% dos brasileiros ainda fumam e o aumento está ocorrendo mais entre as mulheres. A queima de um cigarro produz mais de 4.500 substâncias químicas, sendo a maioria delas cancerígenas. O que faz mal no cigarro é a queima do papel. O cigarro de palha prejudica muito menos. Fumar é a combinação de um hábito e de um vício, por isso é difícil parar de fumar, além da nicotina ser viciante. 
 
Quem você ouve?
Jonh Denver, um cantor americano. Eu também trabalhei com o cantor Roberto Carlos em um navio e ele cantava à noite, e eu falava com o mesmo público na parte da tarde. Eu aprendi a gostar dele, porque ele canta com emoção e não está aqui por acaso, tem uma missão, não é apenas só cantor.
 
Você pratica algum esporte?
Eu já tive uma academia de Karatê chamada Shotokan, joguei capoeira por seis anos e hoje tenho orgulho de dizer que não passo um dia sem fazer 500 pulos numa cama elástica, eu ando 30 minutos numa esteira, fico 5 minutos numa plataforma vibratória e ainda inventei um sistema de sauna intercalada de alta intensidade. A sauna tem que ser seca porque no Brasil a água é tratada com cloro e quando esquentada vira um gás venenoso que ataca a tireoide. Coloco a temperatura da sauna a 92°. Entro 3 minutos, saio, tomo um copo d’água e repito o processo mais duas vezes finalizando em 9 minutos a minha sauna. 

É preciso tomar de seis a oito copos de água por dia. Sem isso, sua pele vai ficar feia