Projeto Troca-Troca Literário

Pilar Literário / 12/11/2021 - 00h06

A cada semestre, a direção da Funorte faz uma reunião com os coordenadores de cada departamento, onde é proposto que façam “inovações” e diversifiquem a forma de trabalhar. Como alguns trabalham na Biblioteca, com livros, com leitura, com leitores, com educação, sabemos que a leitura proporciona vários benefícios, dentre eles o desenvolvimento da capacidade de argumentação, diversificação do vocabulário, melhora na memória e até mesmo desenvolve a imaginação.

Podemos dizer que a leitura é até terapêutica! E assim, no segundo semestre de 2021, surgiu o Projeto “Troca-Troca Literário”, pensado para levar a leitura para diversos públicos através de uma troca de livros. Então, o objetivo geral desse projeto é despertar no outro o interesse pela leitura e facilitar o acesso ao livro para toda a comunidade que frequenta os espaços da Funorte e Fasi.

O projeto é itinerante, ou seja, cada época está em um prédio/departamento da Funorte e da Fasi. Os livros são colocados em uma mesa e, ao lado, é colocado um cavalete com o banner do projeto e as regras para a troca. A troca deve ser feita um por um, ou seja, eu levo um livro que eu já tenha lido e pego outro livro que desejo ler e essa troca poderá ser feita quantas vezes o leitor quiser.

O projeto é coordenado por Mayze Liduário Vargas e tem o apoio de toda a equipe da Biblioteca. Ela é bacharel em biblioteconomia, formada pela Unifor MG em 2007, e especialista em docência do ensino superior. Desde que iniciou seus estudos, sempre fez estágios voltados para projetos de incentivo à leitura. É muito apaixonada por livros, principalmente os literários! Penso que a educação bem como a leitura podem transformar a vida de qualquer pessoa!

Cada vez mais eu me convenço de que a leitura é um grande benefício para os seres humanos. Sou encantada com a leitura! No dia 7 de janeiro é comemorado o Dia do Leitor.

Outro dia, estava no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira e presenciei uma cena bem interessante, que me chamou a atenção. Havia ali na entrada uma mesa, onde serviam um café matinal e havia pessoas se servindo do precioso líquido e das guloseimas servidas. Depois, percebi uma outra mesa em frente àquela rodeada com um bom número de pessoas. Fiquei intrigada e fui ver do que se tratava: naquela primeira mesa havia o alimento físico, enquanto na segunda havia o alimento psico-emocional-espiritual.

Era uma mesa com livros, com títulos os mais variados e bons. Fiquei ali em êxtase! Aqueles livros naquela mesa eram o desenvolvimento de um projeto de “Troca-Troca Literário”. E ali havia um cartaz explicando o projeto: “Serão aceitos para o troca-troca literário livros que estejam em bom estado de conservação e que não sejam patrimônio de alguma instituição ou biblioteca (carimbo). Cada livro literário doado, o doador levará outro para sua leitura”.

Assim eu o fiz! Em êxtase, encantada com o projeto: um projeto de leitura desenvolvido em um hospital, onde ali as pessoas, quer enfermas, quer acompanhantes, poderiam aliviar-se de seus fardos entretendo-se com a leitura. E como estavam interessadas!!! Gente, a literatura, a música, a arte são antídotos para nos aliviar dos estresses diários!

 

Publicidade
Publicidade
Comentários