Mas falta amor

05/06/2020 às 00:02.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:41

A Organização Mundial da Saúde classifica o envelhecimento em quatro estágios: a meia idade, que corresponde à faixa etária de 45 a 59 anos; o idoso, pessoas entre 60 e 74 anos; o ancião, indivíduos com 75 a 90 anos; e a velhice extrema para quem passe dos 90 anos. Para a presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Berenice Maria Werle, a idade não é determinante se alguém vai viver mais ou morrer antes. Tem pessoas com 80 anos que estão muito bem, outras com 60 anos estão acamadas.

Hoje, a terceira idade soma 26 milhões de brasileiros, 12,5% da população, com expectativa de que até 2050 o índice alcance 30%. Mas será que ser idoso hoje é a mesma coisa que 30,40 anos atrás? Segundo o IBGE, em 1960 as pessoas viviam em média 52,3 anos. Tendo em vista que a média de vida do idoso está aumentando, é preocupação da OMS proporcionar ao idoso viver com qualidade de vida. Daí a necessidade de oferecer a esse público qualidade de vida física, mental, emocional, intelectual, moral e espiritual. O Conselho Municipal da Pessoa Idosa foi criado em muitas partes do país para proporcionar ao idoso um estilo de vida digno para um cidadão. 

Em Montes Claros, o CMI foi criado pelo então vereador Aurindo Ribeiro em 2 de julho de 2001, sob a lei nº 2913/01, com o objetivo de criar políticas públicas voltadas para o idoso, assim como encaminhar estas leis, deliberá-las, aprová-las e fiscalizá-las. O Conselho é um órgão permanente, paritário e deliberativo, composto por representantes do poder público e da sociedade civil.

Muitos são os sofrimentos impostos aos idosos pelas violências. Violência Física: são os maus-tratos físicos, com tapas, pancadas, puxões de orelhas e de cabelos, onde ficam as marcas com escoriações, hematomas e ferimentos. Essa violência é bem fácil de detectar. Violência Emocional ou Psíquica: são os bullings, ao se usar os termos velho gagá, surdo, fedorento, porcalhão. É um tipo de violência que as marcas são interiores, ninguém as vê, mas são cicatrizes que no dia a dia vão definhando a pessoa, e quem maltrata, nega quando abordada. São feridas interiores sempre sangrando.

Violência Financeira: o parco salário do idoso vai-se embora faltando-lhe até o remédio e outros banqueteando-se com o seu dinheirinho. Outra violência é a Negligência: deixar o idoso sem o remédio, privá-lo do banho, sem a alimentação em tempo hábil, sem trocar a cama e/ou a fralda, deixá-lo passando sede.

O idoso deveria se valer de seus direitos, vivendo dias de descanso e tranquilidade, junto aos seus familiares. Mas falta amor!!!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por