Lições das árvores

25/09/2020 às 00:01.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:38

“Em 1957, de novo a Natureza ilustrou o princípio divino da exaltação do humilde. Descobriram os botânicos, num deserto seco e rochoso, árvores curiosas que não ultrapassavam a altura de 9 metros. As raízes eram parcialmente expostas e a copa era pequena. Contudo foram exaltadas acima de todas as árvores, pois os cientistas descobriram serem as mais antigas das coisas vivas.

Por que se tornaram afamados esses arbustos feios e humildes? Um estudo microscópico revelou que mais de 17 pinheiros têm mais de 4.000 anos de idade. Faz mais de quatrocentos anos, a árvore mais antiga estava apenas começando sua existência em seu lar rochoso e muito alto.

O tronco é retorcido e desigual, diferente da maioria das outras árvores. Ao carcomido tronco já resta pouca vida. Esta, há dois mil anos, começou a morrer, mas ainda resiste um pouco. As árvores secas ainda reverdecem, acrescentando mais ou menos uma polegada por século. Quando falta chuva não produzem cones.

Como continuaram a viver através dos séculos essas árvores, no pior dos ambientes? Como cresceram em solo rochoso, quase sem umidade e expostas aos fortes vendavais? Creem os cientistas que um dos segredos de sua longevidade seja a forte concentração de resina na madeira. Não será a resistente resina semelhante à humildade? Deus exalta os humildes. Mesmo o cerne, seco e morto, acha-se permeado de resina.

Se o seu coração for recheado da resina da humildade e do óleo restaurador do Espírito Santo, tal qual aquela espécie de pinheiro, Deus também exaltará a você. O pinheiro do Paraná produz alcatrão e terebintina. A resina, misturada com cera, dá velas excelentes. As cascas são muito ricas em potássio”.

Imaginemos com tantos dons com que Deus nos presenteou como podemos ser um cheiro de vida para vida num momento em que muitos sofrem pelos medos infundados, as preocupações desnecessárias, a ansiedade fazendo-os substituírem-nos pela paz, a esperança , o equilíbrio, a serenidade e a certeza de que Deus está conosco. Estamos num deserto abrasador, mas precisamos reverdecer-nos e comunicarmos vida aos que sofrem ao nosso redor. Sejamos como árvores revistamo-nos de humildade e propaguemos mais o amor de Deus por nós!

Inspiração Juvenil: Eileen e Jay Lantryn pág 205 CPB Tatuí,SP

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por