A grande honra de ser professor (a)

30/10/2020 às 00:06.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:55

Há muitos e muitos anos, de acordo com uma antiga parábola, houve um venerável e velho rei que governou um respeitável e antigo reino. Um dia, desejando honrar o cidadão mais digno de seu império, enviou seus ministros de Estado através de sua terra, para buscarem aqueles que eles imaginassem ser os mais dignos. E então estabeleceu um dia em que se apresentariam perante ele. Na ocasião, escolheria, entre todos, o mais digno.

Finalmente chegou o dia. A praça estava repleta de pessoas importantes; e o rei sentou-se ao trono. O primeiro ministro aproximou-se do trono e apresentou um grande advogado, um homem que através da elaboração de suas benéficas leis dera liberdade e justiça para todos. E a multidão bateu palmas e aplaudiu, pois ele era um cidadão muito respeitável.

O ministro seguinte apresentou um grande economista, e expôs como ele trouxera tranquilidade aos negócios do reino; e novamente a multidão bateu palmas. O terceiro ministro, curvando-se (em reverência), apresentou um grande médico, cuja perícia tinha vencido a doença e salvado a vida de milhares de pessoas. Novamente a multidão bateu palmas.

Então, o quarto ministro, aproximando-se do trono, trazia pelo braço uma idosa senhora de pequena estatura. Seus cabelos estavam brancos, as costas encurvadas, as roupas velhas e gastas. O rei ficou chocado e visivelmente aborrecido.

-Quem é esta mulher?- indagou ele. – Com que direito foi ela classificada entre estes ilustres homens? Ó rei – disse o ministro – quando estes homens eram ainda meninos, esta mulher foi a professora deles. Ninguém bateu palmas ou aplaudiu. Houve um momento de profundo silêncio. Então, o rei se levanta, dá alguns passos do trono e, com lágrimas nos olhos, coloca a condecoração em volta do pescoço da pequena e idosa senhora. Ela era sem dúvida a mais digna cidadã de seu reino!

Aqui deixo a minha homenagem a todos (as) os (as) professores (as), que deixam suas marcas nas vidas daqueles que passam pelas suas vidas. São homens e mulheres comprometidos com Deus e com o próximo no trabalho de transformação de vidas. Saibam que o nosso trabalho tem um registro nos livros de Deus; e que seremos recompensados vendo caracteres moldados na vida daqueles que nos foram confiados.

Sou grata a Deus por ser professora, por ser educadora e pela graça de Deus transformadora de vidas a mim confiadas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por