A cidade de Curitiba

21/01/2022 às 00:25.
Atualizado em 26/01/2022 às 00:12

​Modelo para outras cidades brasileiras e estrangeiras. É a capital ecológica do Brasil. Também é a capital mais alta e fria do país, chega a 934 metros de altitude. Curitiba (do indígena Kur Yt iba) significa lugar de muitos pinhões ou lugar de muitos pinheiros araucária (Araucária angustifolia , Betol, Kuntze, 1898).

Este nome teve origem na frase pronunciada pelo cacique Tindiquera da tribo dos Tinquis, quando solicitado pelos colonizadores que indicasse onde sediar a nova vila. Três apelidos já foram atribuídos a Curitiba: cidade sorriso, capital ecológica do Brasil e cidade universitária. Eis aqui uma breve explanação: 

Cidade Sorriso: Tem relação com os imigrantes que aqui chegaram no final do século XIX e início do século XX. Vinham da Europa, de regiões assoladas por nevascas e de solo pobre. Ao chegarem na “terra em que se plantando tudo dá”, tiveram a vida muito mais fácil ou melhorada. A questão é que quando os viajantes por aqui passavam, viam a “polacada” sorrindo, logo associaram ao apelido.

Capital Ecológica do Brasil: A principal característica que lhe rendeu esse apelido é o tamanho da área verde por habitante. Essa área verde está distribuída em mais de 38 parques e bosques além de centenas de jardins e praças de grande porte. Em 1970, Curitiba tinha 0,5 m² de área verde por habitante e uma população de 600.000 pessoas. Em 2013, Curitiba tinha 64,5m² de área verde por habitante e uma população de 1.765.000 pessoas. Assim temos uma ideia da conservação ambiental curitibana. Apesar da população quase ter triplicado, a área verde aumentou mais de 128 vezes nesse período.

Outro aspecto que justifica a alcunha, é a coleta de lixo reciclável, a compra desse lixo e o sistema de deposição dos resíduos no aterro sanitário da Caximba. Em 1990, isso chamou a atenção da Organização das Nações Unidas (ONU). Naquele ano, Curitiba recebeu da United Nations Environment Program (Unep), o prêmio máximo na área de preservação do meio ambiente no setor urbano; tornando-se então a capital ecológica do Brasil.

Em uma pesquisa, a revista Forbes deu o terceiro lugar para Curitiba, por se preocupar em ser ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, boa infraestrutura e dinamismo econômico.

Cidade Universitária: Curitiba é detentora da primeira universidade brasileira, a Universidade Federal do Paraná, fundada em 19 de dezembro de 1912. Os três primeiros cursos (faculdades de Engenharia, Medicina e Direito) iniciaram-se em março de 1913. A versão brasileira do livro dos recordes (Guinness Book) de 1995 confirma isso.

Estive em Curitiba em 2015 numa excursão com o Sesc e fiquei encantada com tanto verde, tantos parques, fomos em alguns e fontes de água nas praças por onde passamos. E a profusão de verde, a abundância de água e o frescor dos parques comunicam vida, paz e descanso; por mais que andássemos não nos cansávamos. Ali o clima é propício para um viver saudável. É uma cidade ecológica e é brasileira, gente!!!!!!
 
Do Livro A Fantástica Viagem de Trem pela Serra do Mar Paranaense. 
Ana Carolina Kuczkowuski, Fábio Rozalinski Kuczkowuski e Natanael Greco-Ferlizi.
 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por