Vidas em risco

28/08/2018 às 07:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:08

Operação educativa realizada pelo Corpo de Bombeiros revela que estabelecimentos comerciais de Montes Claros, como lojas e supermercados, pouco oferecem de segurança à população em caso de incêndios. Dos 132 comércios vistoriados, 81 apresentam irregularidades e 37 – cerca de 28% – foram classificados como de alto risco de serem tomados pelas chamas. A negligência dos empresários coloca milhares de vidas em risco, uma vez que são lugares com grande movimentação de pessoas. 

Entre as irregularidades detectadas pelos bombeiros estão extintores com data de validade vencidas, lojas sem saídas e sinalização de emergência, além da falta de sprinkler – dispositivo utilizado no combate às chamas. A operação, em fase inicial, teve caráter educativo. Bombeiros orientaram empresários a corrigirem irregularidades que possam provocar incêndios e adequar os estabelecimentos de acordo com as normas de segurança exigidas.

Após a notificação, terão o prazo de 60 dias para atender às exigências da lei. Caso contrário, serão multados ou poderão ter o empreendimento interditado.

A expectativa é a de que os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais tenham aprendido a lição com os bombeiros na vistoria e passem a ter maior consciência da importância de manter empreendimentos longe de gambiarras elétricas ou outros fatores de risco para incêndio, além de manter os equipamentos de segurança em dia. Que cumpram a lei. No ano passado, os bombeiros receberam 22 chamados de empresas que tiveram princípio de incêndio. Prova de que com fogo e vidas não se brinca.

Dos 132 comércios vistoriados, 81 apresentaram irregularidades e 37 foram classificados como de alto risco
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por