Vacina já

20/07/2018 às 06:31.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:30

A vacina é a única forma de se prevenir contra o sarampo, doença viral que pode deixar sequelas e levar à morte nos casos mais graves. Apesar de fazer parte do calendário de imunização e estar disponível gratuitamente nos postos de saúde, é negligenciada por grande parte dos pais, que subestimam a importância da proteção das crianças contra a doença, como mostram os índices de cobertura vacinal em Montes Claros.

Na cidade norte-mineira, apenas 61,36% das crianças de 1 a 2 anos estão imunizadas contra o sarampo – percentual bem inferior ao recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. E o mais grave: no município já existem dois casos suspeitos sob investigação laboratorial. 

Erradicado no Brasil há vários anos, o sarampo ressurgiu em solo brasileiro em fevereiro deste ano, quando três mortes foram confirmadas no Norte do país. O vírus teria sido trazido pelos venezuelanos que migraram para cá. 

Hoje o Brasil registra 677 casos confirmados de sarampo, com dois surtos, em Roraima e no Amazonas. No Rio de Janeiro, estado vizinho a Minas, há seis casos confirmados.

O quadro de vulnerabilidade levou o Ministério da Saúde a organizar para o próximo mês campanha nacional de reforço da vacinação. Mas não é preciso esperar até lá. Pais de crianças com a vacina em atraso devem procurar o posto de saúde mais próximo e se antecipar à mobilização nacional. Adultos com menos de 49 anos que não têm registro para confirmar a imunização na infância também devem se proteger. É simples e não vale correr o risco do sofrimento com a doença, que, caso se alastre, pode trazer também prejuízos aos cofres da saúde pública.

Pais de crianças com a vacinação em atraso precisam procurar um posto de saúde para proteger os filhos. Adultos também devem se imunizar
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por