União pelo verde

09/10/2018 às 06:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:53

A redução do número de ocorrências de queimadas e de incêndios florestais na região do Norte de Minas mostra que união e o empenho do poder público junto à sociedade civil podem gerar bons resultados para a preservação do meio ambiente e, por consequência, trazer melhor qualidade de vida para a população.

O 7º Batalhão de Bombeiros, que atende oito municípios, registrou de janeiro a outubro do ano passado 246 casos de queimadas e incêndios florestais. No mesmo período deste ano foram 98. A prevenção e o combate ao fogo nas áreas verdes devem-se à criação de uma rede que envolveu treinamento de policiais militares, parcerias com o Ibama e ongs ambientais, além da colaboração de voluntários e das redes sociais. A tecnologia tem possibilitado uma comunicação mais ágil, facilitando a ação dos brigadistas.

Comuns neste período do ano, que apresenta clima seco e quente, as queimadas são um dos grandes problemas ambientais do planeta. Durante a queima, muitas espécies nativas da flora podem acabar desaparecendo para sempre. Os nutrientes do solo se tornam quase nulos com a ação do fogo.

A força-tarefa para o combate às queimadas no Norte de Minas mostra que cada um pode fazer a sua parte para evitar que porções verdes do planeta sejam dizimadas pelo fogo. Ambientalistas alertam que qualquer fagulha levada pelo vento, nesta época do ano, pode causar um grande incêndio. Portanto, nada de acender fogueiras, uma prática comum entre turistas, nem de jogar cigarros acessos na vegetação. Avisar aos bombeiros sobre a presença de chamas também deve ser uma obrigação de todos.

A força-tarefa para o combate às queimadas no Norte mostra que cada um pode fazer a sua parte para evitar que áreas verdes sejam dizimadas pelo fogo
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por