Triste cenário

23/05/2018 às 06:05.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:12

É urgente o desenvolvimento de políticas de assistência social em Montes Claros, onde as calçadas se tornaram moradia de mendigos, revelando um triste cenário de miséria e abandono na principal cidade do Norte de Minas. No últimos dois anos, dobrou o número de moradores de rua – de 250 para 500 – e pouco ou nada é feito pela prefeitura, como o encaminhamento dessas pessoas para abrigos públicos, a exemplo do que acontece em outros municípios, até que consigam um emprego ou resgatem o convívio com a família. 

Sem apoio do poder público, a maioria dos moradores de rua vive à mercê da boa vontade de ONGs e associações, que diariamente distribuem alimentos, agasalhos, medicamentos e roupas para essa população, que inclui também dependentes de álcool e drogas. Se não fosse a compaixão dos voluntários, muitas dessas pessoas em situação de rua já teriam morrido de fome ou castigadas pelas baixas temperaturas registradas nos últimos dias. 

Além de garantir uma vida mais digna para esses excluídos, um dever social, a prefeitura tem como obrigação preservar o patrimônio público, que vem sendo depredado. Ali, os sem-teto tomam banho, fazem as necessidades fisiológicas e dormem, impedindo que os outros moradores possam transitar pelas ruas e calçadas sem constrangimentos. A situação é pior na avenida Deputado Esteves Rodrigues, uma das principais de acesso à cidade. Pedestres e motoristas que transitam pelo local se dizem incomodados e tristes com a situação. No entanto, o poder público municipal parece não enxergar ou ignora a situação, numa demonstração de negligência com a causa social. 

Sem apoio do poder público, a maioria dos moradores de rua vive à mercê da boa vontade de ONGs e associações
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por