Trajetórias

28/07/2021 às 07:00.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:32

A Olimpíada de Tóquio tem sido reveladora para o Brasil, não apenas por apresentar atletas até então desconhecidos do grande público, mas principalmente por apresentar trajetórias de vencedores que precisaram lutar contra inúmeros obstáculos para chegar ao pódio. Não é nenhum segredo que nosso país nunca investiu no esporte, nunca priorizou a prática esportiva como uma política social para mudar a realidade de famílias de baixa renda. 

Os talentos no Brasil geralmente recebem ajuda da própria família para fazer do esporte uma profissão ou são descobertos por empresas, por olheiros. Alguns muitos que poderiam se destacar em competições e levar o nome do país para além das fronteiras acabam esquecidos em algum canto, por falta de incentivo ou são explorados e depois abandonados. 

Por isso, quando atletas brasileiros, que são de origem humilde, se destacam em competições, o prêmio é muito maior, porque chega carregado de simbolismos e através da ajuda de muitas mãos, mas, sobretudo, são fruto da garra, da vontade e da superação de quem busca no esporte não apenas a realização de sonhos, mas a transformação da dura realidade onde cresceu.

As falas do Ítalo, da Rayssa e de outros que conquistaram medalhas e escreveram seus nomes na história do esporte mundial, representando o Brasil, são demonstrações explícitas dessa falta de apoio. Isso faz o mérito deles ser ainda maior do que um americano, um alemão ou um francês, que recebem, desde o início, todo o apoio que necessitam para desenvolverem seus talentos.

Independentemente de apoio, é lindo ver os brasileiros brilhando lá fora e mostrando que somos um povo competente, que não se entrega ante as dificuldades. É emocionante ver a bandeira verde, amarela, azul e branca tremulando no pódio. Ouvir o hino nacional faz o coração pulsar mais forte e traz toda a nossa brasilidade à tona.

Mas o que mais nos toca verdadeiramente, muito além do choro dos nossos campeões e campeãs, é vê-los enrolados na bandeira do Brasil, em total demonstração de que, apesar das pedras no caminho, eles permanecem brasileiros. Essa total entrega, essa energia vinda deles é que nos faz acreditar em dias melhores.

Quando atletas brasileiros se destacam em competições, o prêmio é muito maior, porque chega carregado de simbolismos
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por