Taxa inoportuna

29/08/2017 às 00:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:18

Mais uma carga pesada cai no lombo e nos bolsos dos moradores de Montes Claros. Trata-se da polêmica taxa de lixo que o atual prefeito prometeu acabar e não vai cumprir a promessa. E o pior é que até mesmo quem não é beneficiado com a coleta de resíduos está sendo convidado a enfiar as mãos nos bolsos para pagar o imposto.

Quem mora em determinados bairros já se acostumou a conviver com montes de lixo depositados pelos moradores em certos locais, os chamados “lixões”, que existem justamente porque não há coleta doméstica. Chega-se ao absurdo de haver bairros em que os moradores se veem obrigados a se quotizarem para pagar carroceiros que recolham o lixo.

Já passou da hora de acabar com tal taxa, que só serve para gerar revolta nos moradores. Será que não basta o pesado IPTU? Aliás, não seria mais interessante o IPTU considerar e incluir a coleta de lixo em seu valor? Isso já ocorre em inúmeros municípios, inclusive na capital.

Se a taxa de coleta de lixo incomoda quem não é beneficiado por ela, curiosamente ela tem ainda o poder de criar chiadeira em quem conta com o benefício. A nossa reportagem constatou que há moradores sendo cobrados com taxa superior a R$ 500. Por isso a grita é geral. Além de pagar IPTU, o cidadão leva uma pancada de mais de R$ 500 de taxa de lixo.

Portanto, é chegado o momento de se debater a questão e, quem sabe, resolver de vez esse problema em torno da taxa de lixo. Quem sabe uma audiência pública na Câmara dos Vereadores não possa dar o chute inicial para a discussão e solução da questão? Que se dê um fim a essa taxa de lixo repudiada por todos os segmentos da população!

Já passou da hora de acabar com a taxa de lixo, que só serve para gerar revolta entre os moradores

  

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por