Sinal desumano

27/09/2018 às 07:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:40

Projetos desenvolvidos para o trânsito de uma cidade devem prever medidas que garantam acessibilidade para motoristas e pedestres, sobretudo pessoas com deficiência e idosos. De nada adiantam regras que propiciem a fluidez dos veículos se não forem estabelecidos critérios que favoreçam o acesso das pessoas ao comércio e serviços da região. Uma via com farmácias, consultórios médicos e hospitais, por exemplo, deve ter espaços livres próximos dessas edificações para que motoristas possam parar e estacionar garantindo acesso fácil à população a bens e serviços de saúde, considerados essenciais.

Em Montes Claros, ao que denunciam moradores, a acessibilidade para quem trafega de carro não tem sido pensada. Implantadas pela MCTrans, responsável pelo gerenciamento do trânsito, as áreas reservadas ao estacionamento rotativo (a área azul), pago, crescem em toda a cidade, sem levar em conta o bem-estar. O projeto prejudica principalmente os deficientes físicos e idosos, que, mesmo com as limitações, são obrigados a caminhar longas distâncias para chegar próximos do local desejado. Motoristas que desrespeitam os sinais proibitivos de pare, pensando em facilitar a vida dos passageiros, acabam punidos com multas, que engordam os cofres municipais. Diante do sofrimento da população, o vereador Marlon Xavier irá apresentar à Câmara de Montes Claros projeto de lei que prevê a adequação do espaço urbano para garantir acessibilidade e segurança a todo o cidadão.

A expectativa é a de que o projeto seja aprovado e transformado em lei, garantindo à população uma cidade melhor para ir e vir.

Em Montes Claros, ao que denunciam moradores, a acessibilidade para quem trafega de carro não tem sido pensada pelos gestores de trânsito
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por