Sem saída

03/03/2021 às 00:02.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:18

Os quatro hospitais de Montes Claros anunciam que chegaram ao limite, que não possuem mais capacidade de receber pacientes com Covid e nem condições de atender aqueles que apresentam sintomas gripais. A situação, que já ultrapassou até mesmo a de calamidade pública, é uma soma de diversos fatores, dentre os principais estão o despreparo da administração pública em lidar de forma eficaz com a pandemia, sem preocupação de reestruturar a saúde pública local e, ainda, a irresponsabilidade de cidadãos que não pensam coletivamente e querem apenas viver o agora.

Decretar o fechamento da cidade neste momento de colapso é uma ação importante, mas se não for seguida de outras ações mais efetivas e que de fato permitam a cidade sair dessa fase, o fechamento é inútil. É fundamental que o Executivo se conscientize da necessidade do retorno do Hospital de Campanha, que permite que o paciente complete sua recuperação sem ocupar um leito de UTI, da importância de contratar mais profissionais da saúde, do papel da veiculação de campanhas que conscientizem o cidadão e, ainda, e, sobretudo, da urgência de aumentar o número de profissionais que tenham como função a fiscalização do cumprimento das normas sanitárias, para que a fiscalização possa de fato coibir atos criminosos, como festas com 500 pessoas.

Neste sentido, aplicar multas que de fato pesem no bolso de quem descumprir as normas ou, ainda, um decreto que determine multa para cada cidadão presente nestas “festinhas” talvez seja mais eficaz do que aumentar impostos e penalizar cidadãos que estão não só cumprindo as regras, mas estão sem condições de até mesmo levar o básico para casa.

Enquanto o município apontar terceiros como culpados pela sua incapacidade de gerir a crise, sem se preocupar em fazer o tão fundamental dever de casa, a população continuará à mercê da própria sorte, em um beco sem saída e sem um sinal de luz no fim do túnel. 

Se a situação atual se prolongar, vamos todos sucumbir não apenas ao vírus, mas ao caos econômico e social que já se instalou, se aproveitando de incapacidades, inabilidades, irresponsabilidades e inércia.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por