Sem proteção

17/10/2017 às 01:16.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:14

 Antes tarde do que nunca. Assim, os vereadores de Montes Claros começaram a fiscalizar as escolas da cidade, como o faz o Corpo de Bombeiros. Mas em visita a apenas cinco escolas, ontem, a Comissão de Educação do Legislativo constatou diversas falhas na segurança, como a falta de vigias e porteiros, ou mesmo sistemas contra incêndio ou auto de vistoria dos Bombeiros. Há também falta de hidrantes, de extintores, de caixas d’água aptas a atender um caso de incêndio, por exemplo. Tudo, claro, foi motivado pela tragédia ocorrida na creche de Janaúba, onde morreram 11 pessoas após o ataque de um incendiário. É aquela história de só tomar providência após a porta arrombada. Infelizmente.

Mas, desde o primeiro dia, as visitas já se mostram proveitosas. Constatou-se ainda que todos os vigias foram demitidos no início do ano, deixando as escolas ao Deus dará. Desta forma não é por acaso que pelo menos oito delas foram arrombadas. Por isso, a comissão de vereadores está agendando uma reunião com o prefeito e o secretário de Educação, quando irá entregar um relatório sobre as precariedades das escolas e exigir providências.

Portanto, é importante também que as direções das escolas e os senhores pais de alunos participem desse processo, senão serão os últimos a saber, e talvez seja tarde. 

É preciso que saibam, por exemplo, que pelo menos 21 escolas estão instaladas em imóveis alugados e muitos deles foram adaptados para serem unidades de ensino. Isso leva acreditar que esse é um bom momento para se avaliar se realmente atendem às normas de segurança. 

Comissão de vereadores de Montes Claros começa a fiscalizar a segurança das escolas
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por