Saúde doente

19/09/2017 às 00:02.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:37

A cada dia que passa mais claro fica o caos na área da saúde em decorrência da falta de verbas do governo federal e, às vezes, e devido à incompetência ou má vontade da administração municipal. Basta alguém procurar uma unidade de saúde pública para deparar com um problema. Há falta de infraestrutura, escassez na oferta de medicamentos nos postos de saúde e falta de médicos especialistas, como ocorre, por exemplo, no Hospital Alpheu de Quadros.

A coisa chegou a tal ponto que, se contar, ninguém acredita. Mas, acredite, aqui na cidade há casos em que os próprios funcionários tiveram que, literalmente, colocar as mãos na massa para reformar uma unidade de saúde, como ocorreu na Vila Campos. Já no bairro Interlagos, os funcionários tiveram que realizar um bazar para manter serviços essenciais.

E o pior é que todo esse caos acaba contribuindo para um aumento acentuado no número de ações judiciais envolvendo atendimentos na saúde pública. A Defensoria Pública informa, por exemplo, que até o final do último mês foram registradas 949 processos, 31% a mais do que em 2016 (721 casos) e praticamente o dobro em comparação com 2015 (476 casos). E na Secretaria de Saúde, até agosto, foram deferidos 92 pedidos judiciais, sendo 63 relativos ao fornecimento de medicamentos.

Bom, diante deste cenário, a Defensoria está propondo a criação de um Núcleo de Apoio Técnico para a solução de conflitos referentes à prestação de serviços de saúde pública. Tomara que a iniciativa seja bem apreciada pela Câmara Municipal para que ajude, quem sabe, a melhorar a assistência da saúde pública na cidade.

O caos acaba contribuindo para um aumento no número de ações judiciais envolvendo atendimentos na saúde pública
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por