Risco a bordo

29/08/2018 às 07:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:10

Pais de crianças que recorrem a vans como transporte escolar dos filhos devem ter atenção redobrada à segurança. Dados da MCTrans – empresa responsável pelo credenciamento e fiscalização do serviço – revelam que viagens de crianças oferecem riscos em Montes Claros. De acordo com o órgão, 21 vans que levam e buscam alunos de creches e escolas podem ser consideradas clandestinas, pois não foram levadas pelos condutores para passarem pela vistoria semestral obrigatória. Com isso, elas também não foram recadastradas para prestar o serviço.

Outro problema é o grande número de veículos que, mesmo cadastrados, circulam com falhas devido à negligência dos motoristas. Na última inspeção realizada de junho até o início deste mês, a empresa reprovou 22 do total de 171 veículos vistoriados.

Falta de cintos de segurança ou uso do equipamento danificado; extintores de incêndio vencidos ou descarregados; problemas na parte elétrica; e desgaste excessivo de pneus são algumas das falhas constatadas pela fiscalização nas vans. Os motoristas têm até 10 de setembro para corrigir os problemas e retornar à MCTrans para nova vistoria.

Diariamente, são vários os registros de acidentes envolvendo veículos escolares, no país, devido à negligência de motoristas, causando grande sofrimento a famílias. A expectativa é a de que os profissionais responsáveis pelo transporte escolar tenham mais consciência e cumpram a obrigação de zelar pela segurança de vidas indefesas e preciosas. Pais também devem fazer sua parte, verificando se a van tem selo de segurança concedido pela MCTrans após vistoria. E só contratar quem anda na linha e ofereça segurança no transporte dos filhos. 

Pais devem fazer sua parte, verificando se a van possui o selo de segurança concedido pela MCTrans
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por