Revitalização

30/08/2017 às 06:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:19

Em boa hora chega a notícia de que o governo de Minas, via Copasa, vai investir R$ 530 milhões nos próximos cinco anos em obras de saneamento nos municípios de sua concessão que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, conforme foi anunciado ontem.

O rio das Velhas é um dos principais afluentes do São Francisco, portanto, tudo o que se faz por aqui leva o benefício até a foz do Velho Chico lá na divisa entre Alagoas e Sergipe, além de contribuir com a vitalidade do chamado ‘rio da integração nacional’ no Norte de Minas.

O Programa Revitaliza Rio das Velhas pretende avançar no projeto de revitalização da bacia hidrográfica, considerando sua importância para a Região Metropolitana de BH e para o estado de Minas Gerais. Assim, as intervenções da Copasa vão contemplar obras de ampliação da coleta, interceptação e tratamento de esgotos nos municípios da bacia do rio das Velhas nos quais a Copasa é concessionária, além de investimentos em programas ambientais, com ações de mobilização, proteção e conservação de mananciais.

É bom lembrar, ainda, que o rio das Velhas já foi navegável até a região de Sabará e as embarcações subiam o rio vindo do cerrado levando carne de sol e outras mercadorias que alimentavam a exploração do ouro na região central do estado. Portanto, o rio faz parte da história de Minas. Por ele transitaram os ciclos do ouro, dos diamantes, do minério de ferro, da urbanização e da industrialização. Hoje, 4,5 milhões de pessoas vivem na sua bacia e dependem das suas águas. Sendo assim, a sobrevivência do rio representa a continuidade de todas as formas de vida, da fauna e da flora existentes na bacia. Por isso, só temos que festejar a iniciativa.

A revitalização do rio das Velhas vai contribuir diretamente com a vitalidade do rio São Francisco no Norte de Minas

  

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por