Retrato da fome

27/07/2021 às 06:15.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:31

 Retrato. Nenhum outro termo traduz tão bem as imagens divulgadas por veículos de comunicação mostrando inúmeras famílias, famintas, fazendo fila na porta de açougue para receber a doação de ossos. Ossos que serão utilizados nada mais nada menos para fazer sopa que vai alimentar crianças, adultos e idosos.

As imagens da fome retratam uma realidade vivida por um sem número de pessoas e tem sido vista com mais e mais frequência pelo país afora depois que a pandemia da Covid-19 se alastrou pelo mundo e atingiu o Brasil, jogando a economia brasileira para o fundo do poço e trazendo de volta o fantasma da inflação. São personagens distintos, mas que comungam da mesma dura vivência.

E não são poucas as pessoas que estão dividindo essa árdua realidade. O número de brasileiros que hoje integram os índices de pobreza está perto da casa dos 19 milhões... 

A maioria deles tem recebido o auxílio emergencial do governo federal, que apesar de ser uma ajuda, não garante o sustento da família, pois a inflação, em alta constante, tem comido o poder de compra do auxílio que, atualmente, tem praticamente valor simbólico.

Para quem tem fome e não enxerga perspectivas, não apenas da melhora da economia, mas, sobretudo, queda dos índices de desemprego e da oportunidade de trabalho, a fila dos ossos é a solução momentânea para não morrer de fome.

Cuidar da saúde da economia e fazê-la sair do fundo do poço em que anda metida, mais do que ter números positivos para exibir no exterior e ser vista como nação em desenvolvimento, é garantir que situações como essa não se repitam, que o retrato da fome faça parte de um passado bem remoto e que os índices de pobreza e miséria inexistam. Só assim, filas em busca de ossos para se alimentar deixarão de existir.

Que situações como essa não sejam jamais “normalizadas” pela sociedade, que precisa não apenas se sensibilizar, mas estender a mão para ajudar e, principalmente, fazer coro para que o governo implante políticas sociais capazes de garantir cidadania a todo e qualquer brasileiro.
 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por