Respeito

Editorial / 16/10/2021 - 00h02

Uma semana inteira de celebrações, de homenagens para os professores. Apesar da pandemia de Covid-19 ter mostrado à sociedade a importância dos profissionais da educação, estes continuam sendo negligenciados, continuam sem receber a valorização que merecem e, sobretudo, seguem sem receber o respeito em sala de aula.

O fechamento das escolas e as aulas não-presenciais fizeram pais, mães e responsáveis por crianças, jovens e adolescentes redescobrirem o valor dos profissionais da educação. Perceberam o quanto eles são fundamentais não apenas para seus filhos, para o desenvolvimento intelectual deles, mas também para a harmonia familiar. Ao se depararem com seus filhos 24 horas em casa, em busca de atividades, enxergaram o que há muito andava escondido: professores são fundamentais!

Talvez ante essa redescoberta da necessidade do profissional da educação para uma sociedade sadia e com o retorno gradual das aulas presenciais, estes educadores passem a ter a profissão mais respeitada, deixando de receber subsalários e contem em seu ambiente de trabalho com condições dignas para atuarem. Mais do que isso, que alunos e suas famílias passem a respeitá-los como mestres que são.

Diante disso, faz-se fundamental que os vereadores de Montes Claros cobrem do Executivo essa valorização através da implantação de um Plano de Cargos e Salários, como já existe em nível estadual e federal, que garantirá aos professores municipais uma melhor condição para trabalharem, o que certamente irá refletir na qualidade da educação para os estudantes das escolas públicas municipais. 

Que os nobres vereadores pensem no bem coletivo e possam transformar em lei o que direito desses profissionais, ou seja, aplicando o ensinamento bíblico: dar a César o que é de César. Às famílias, que descobriram ou redescobriram o valor dos profissionais, que os apoiem nesta busca pelo direito a um Plano de Cargos e Salários, mas, fundamentalmente, que ensinem aos filhos o respeito ao professor. Valorização e respeito são, sem dúvida, as melhores homenagens.

Publicidade
Publicidade
Comentários