Prioridade: sobreviver

24/07/2021 às 07:30.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:30

A fama de povo criativo se mostrou verdadeira durante a pandemia. Brasileiros e brasileiras usaram todo o conhecimento, toda a criatividade armazenada para se reinventarem ou para manter os negócios no mercado ou, ainda, na busca por uma ocupação que permitisse levar o pão nosso de cada para casa. 

Mas, ainda assim, mesmo com toda a criatividade e com soluções completamente inusitadas, mas que deram certo, o desemprego e miséria continuam em ascendência. Se antes da pandemia a economia já não estava em perfeita saúde, a tendência foi piorar e ficar ainda mais doente. É o que mostram os dados divulgados a cada mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A luz no fim do túnel vai da fala do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira, que afirmou ter conhecimento que as prioridades dos cidadãos, no momento, são vacina e emprego. Ainda que a fala venha sob a perspectiva de quem se prepara para enfrentar as urnas e o eleitor em 2022, a afirmação demonstra que ele tem conhecimento das necessidades prementes da população. 

Espera-se, no entanto, que ele não use a informação apenas para o candidato Lira ir em busca de votos, mas enquanto presidente da Câmara dos Deputados, Casa que faz as leis para o país e para os cidadãos, use do seu poder para transformar a realidade dos brasileiros e reverter estes números.

Porque embora frios, os números refletem o agravamento da crise social e, por isso, precisam ser vistos sob as mais diversas óticas. Apenas olhar friamente para os números, para as porcentagens, sem imaginar as pessoas, as famílias, as vidas por trás de cada um deles já não é mais possível, principalmente para quem tem tanto poder nas mãos.

Principalmente, porque as pessoas que compõem essa estatística, infelizmente, na sua maioria, compõem outras estatísticas que mostram o tamanho do buraco que a pandemia enfiou todos nós. 

O principal ponto da fala do presidente da Câmara é sua consciência sobre a importância e a necessidade urgente de cuidar também da economia e do cidadão que, ao perder o emprego, perdeu junto a capacidade de sustentar a si e à sua família, perdeu a dignidade e, sozinho, não terá condições de se reerguer. 

Sabemos que todos estão lutando, muitos inclusive lutando várias guerras simultaneamente, mas é preciso, mais do que nunca, estender a mão e ajudar a levantar, principalmente quem tem fome. Que os deputados, eleitos por esse mesmo cidadão, se conscientizem e sejam essa mão estendida.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por