Planeta agradece

12/10/2018 às 06:56.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:56

Pequenos hábitos cotidianos, como não desperdiçar água, economizar energia, reduzir o consumo de produtos desnecessários e não jogar lixo nas ruas, para muitas pessoas, podem parecer insignificantes à preservação do planeta. No entanto, se cada um fizer a sua parte, tais ações podem _ como provam estudos ambientais _ reduzir impactos desastrosos para o planeta, como a destruição dos mananciais, a poluição dos rios e o efeito estufa, que tanto colaboram para piorar a qualidade de vida.

Os pequenos e “inocentes” canudinhos, por exemplo, usados para tomar sucos, drinques e água de coco, são hoje grandes vilões contra a natureza. O descarte incorreto do produto é responsável pela morte de aproximadamente 10 mil animais aquáticos por ano. O produto demora 400 anos para se decompor. Nas cidades, se jogado nas ruas, ele cai em bueiros, polui os rios até desaguar no oceano, causando morte de peixes, tartarugas e outras espécies.

Montes Claros conseguiu a primeira vitória para que a cidade possa banir os canudinhos de vez. Projeto de lei do vereador Sóter Magno (PP) que proíbe o uso do utensílio plástico em bares, restaurantes, hotéis e similares foi aprovado pela Câmara. A matéria segue agora para o prefeito, que poderá ou não transformá-la em lei.

Se o projeto passar pelo crivo do Executivo, Montes Claros será a quarta cidade do país a banir de vez os canudinhos – Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória já aprovaram legislação nesse sentido. A proibição, como se vê, pode parecer uma gota de água, mas se adotada por todos, se transforma em um oceano de preservação.

Os pequenos canudinhos, por exemplo, usados para tomar sucos, drinques e água de coco, são hoje grandes vilões contra a natureza
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por