Mundo cruel

22/10/2021 às 00:04.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:06

A solidariedade que mostrou a sua cara durante toda a pandemia, dando a todos a sensação de que a humanidade finalmente estava encontrando o seu caminho, já não existe mais. Bastou que as vacinas trouxessem a imunização para que a humanidade voltasse a acreditar na imortalidade, retornasse ao antigo normal, onde o egoísmo sempre deu o tom das relações. O mais grave: para os pobres, que aumentaram durante a pandemia, o mundo voltou a ser cruel. Esse é o alerta do presidente da Organização Mundial de Saúde, Tedros Ghebreyesus, que tem deixado a diplomacia de lado para cobrar dos países ricos, que hoje concentram milhões de dose da vacina contra a Covid, mais solidariedade com os países pobres, que não têm condições de comprar vacinas.

Tedros tem chamado a atenção para o fato deque atualmente já estão contabilizadas 4, 9 milhões de mortes em todo o mundo e que esse número pode se repetir em 2022, se nenhuma ajuda for disponibilizada aos países mais carentes. Para ele, é um escândalo o fato destes países não se solidarizarem com a humanidade, já que nem cedem doses das vacinas, não compartilham as tecnologias do processo de produção dos imunizantes com quem está disposto a produzir de forma solidária e nem aceitam a quebra de patentes para que um número maior de empresas possam produzir o imunizante, garantindo mais doses disponíveis. O número maior de doses é garantia de um maior número de pessoas vacinadas em um menor espaço tempo. Para ele, essa é a equação que levará à queda da pandemia, colocando fim ao número de mortes, que acelera e desacelera constantemente, colocando em risco toda a humanidade.

Reverter a situação está nas mãos dos países que controlam a produção da vacina. Somente a conscientização dessas potências mundiais para a sua responsabilidade humanitária é que poderá trazer de fato a esperança do fim do vírus e, por consequência, das mortes. Por tudo isso, pelo bem de toda a humanidade, é mais do que urgente que o espírito de solidariedade se faça presente novamente. Só assim, existirá de fato um novo normal e a humanidade poderá se orgulhar do que se tornou.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por