Lições

14/10/2017 às 00:17.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:13

As perdas de crianças que mal começaram a vida ficarão marcadas para sempre em todos que presenciaram ou acompanharam a tragédia pelo noticiário. Nesta segunda-feira, a população tentará recomeçar. E é hora também de tentar obter algumas lições. Certamente, já há condições de apontarmos algumas. 

A mais clara delas até agora é que temos que preparar os ambientes em que nossas crianças ficam boa parte do dia para incidentes. Escolas são espaços em que qualquer chama pode se alastrar facilmente por conta dos materiais inflamáveis, principalmente papel e madeira de móveis. Por isso, todos esses locais precisam ter equipamentos de combate ao fogo e pessoas treinadas para manuseá-los. 

As próprias crianças podem ser treinadas a agir de forma segura em situações em que seja necessária a evacuação do prédio. Segurança aprende-se desde pequeno. 

Na área da saúde, será que o socorro foi suficientemente rápido? Poderia ter sido melhor? Os protocolos adotados foram eficazes? Também podemos levantar algumas questões na área social e de saúde mental, mesmo a autoria do crime já sendo esclarecida. Será que há algum jeito de prever esse comportamento do autor? Por que alguém chega ao ponto de cometer essa atitude covarde?

Longe de querer apontar culpados, mas é o momento de todo mundo refletir sobre o que pode ser feito para que nunca mais famílias tenham que passar por tamanha dor. Temos que aprender algo para que as mortes de nove crianças e de uma professora não tenham sido em vão. 

Longe de querer apontar culpados, mas é o momento de todo mundo refletir sobre o que pode ser feito para que nunca mais famílias tenham que passar por tamanha dor
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por