Lição de finanças

12/09/2018 às 07:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:24

Fragilizados pela crise econômica, que provoca desemprego e queda na renda, centenas de montes-clarenses apelam para os empréstimos como forma de sair do sufoco financeiro. 

No entanto, em vez de colocar as contas em dia, organizar as finanças e seguir com tranquilidade, muitos passam a viver um pesadelo devido a ação de golpistas ou, quem sabe, à má-fé de bancos e financeiras. 

Tanto que o Procon já contabilizou, neste ano, 795 denúncias de contratações irregulares de empréstimos em Montes Claros. Grande parte das vítimas são pensionistas do INSS, que costumam ter os nomes usados sem autorização para conseguir quantias junto a financeiras.

O grande número de queixas revela a necessidade urgente de campanha em massa por parte dos Procons alertando para os cuidados que se deve ter caso necessite de um empréstimo, como ler todo o contrato com atenção ou buscar a orientação de um especialista em finanças; não acreditar em promessas de liberação fácil de dinheiro; além de pesquisar sobre a idoneidade do banco e financeiras. 

Um controle maior dessas instituições financeiras por parte dos órgãos fiscalizadores e a ação da polícia também são imprescindíveis para prevenir irregularidades e penalizar os criminosos. 

Na hora do aperto, a cautela deve ser redobrada para evitar cair em buraco ainda mais fundo. Em momentos de crise, mais do que em qualquer outro, planejar os gastos, organizar as receitas e ler nas entrelinhas podem fazer toda a diferença e garantir um sono mais tranquilo a quem já está com a corda no pescoço. 

Projeto de lei em tramitação na Câmara Federal prevê a adição da educação financeira nos currículos das escolas
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por