Imagem corporal em tempos de pandemia. Como você se vê?

13/07/2021 às 07:05.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:24

 Em tempos de pandemia, parte do rosto coberto pela máscara, o distanciamento social, fechados dentro de casa, entretanto, a população brasileira não deixou a vaidade de lado. Ainda no cenário da pandemia, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) registrou um aumento de 21,9% em cosméticos destinados aos cuidados com a pele, comparados aos anos de 2019 e 2020. O mercado da beleza cresce ano a ano.

Por outro lado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que o sedentarismo pode causar uma nova pandemia, afinal já são mais de um ano quatro meses que a vida de todos nós brasileiros mudou. O aumento do sedentarismo elevou as taxas de obesidade da população e, consequentemente, a insatisfação corporal.

Além das consequências do isolamento social, estudos registram um aumento da ansiedade, sensação de pânico, sendo ponto favorável para crescimento da obesidade e os transtornos alimentares. A imagem corporal refere-se à percepção e o sentimento sobre aparência do seu próprio corpo: magrinha ou gordinha? 

A percepção da imagem sofre forte influência por fatores externos, como o padrão de beleza que é divulgado pela mídia. O padrão estético imposto pela mídia, no qual a magreza é supervalorizada, sendo associado à beleza, sucesso e visibilidade social, desencadeando quadros de inferioridade e insatisfação corporal naqueles que não se encaixam em tal padrão, tendo estes como principais fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares.

Consequência é o aumento de jovens com transtorno alimentar, desenvolvendo quadros de anorexia e bulimia, além da depressão, insatisfeitos com sua própria imagem, por não se enquadrarem no que a mídia divulga. A população brasileira está passando por processo de adaptação desse novo normal que a pandemia vem nos ensinando, elevação da obesidade, depressão, sensação de pânico, mas não podemos deixar de lado nossa beleza física e espiritual. E como você se vê?

Artigo feito para a disciplina de mestrado “Atenção Primária e Promoção da Saúde”, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Docente: Angelina Carmo

Discente: Éryka Jovânia Pereira

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por