Heróis

Editorial / 01/05/2021 - 00h01

Hoje o mundo celebra os trabalhadores. Nada mais justo, neste dia cheio de homenagens, que os profissionais da saúde sejam os protagonistas. Desde que a pandemia da Covid-19 tomou conta do mundo, eles se apresentaram para o combate. Mesmo ante a falta de estrutura e de condições ideais de trabalho, eles são soldados que não se acovardaram.

Inúmeros deixaram suas famílias em segundo plano, se despiram do seus medos e, sem titubear, vestiram o uniforme e foram à guerra. Muitos, infelizmente, perderam suas vidas no campo de batalha. Mas se para alguns isso seria motivo para bater em retirada, para eles, cada companheiro abatido se tornou motivo para continuar lutando, para seguir, tendo a dor da perda como mola propulsora para não desistir.

A eles, que têm, diuturnamente, cuidado daqueles que são infectados pelo novo coronavírus, que zelam pelas vidas que lhes são confiadas em qualquer estágio desse dolorido processo, que esquecem suas fraquezas para fortalecer o outro e que têm sido gigantes nessa luta, apesar de todas as suas fragilidades humanas, o nosso respeito neste dia em que os trabalhadores e o trabalho são amplamente exaltados.

A pandemia vai, em breve, se transformar em passado, mas o trabalho, o empenho, a garra e a doação destes profissionais, sejam eles médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, biomédicos, dentre muitos e, ainda, todos aqueles que estiveram dia a dia dando condições a estes profissionais de cumprirem sua missão, seja deixando os espaços limpos, atendendo o telefone, elaborando a alimentação dos doentes e cozinhando para todos, nunca, nunca serão esquecidos.

Todos eles e elas, trabalhadores e trabalhadoras que dignificaram suas profissões atuando na linha de frente, no cuidado com o outro, ficarão não apenas na memória e no coração de quem viveu esse momento difícil, mas entrarão para a história como heróis.

Com suas capas brancas, suas máscaras, suas roupas especiais e sem poderes mirabolantes, e, munidos de uma vontade irrefutável de vencer, de suas competências, eles mostraram que os heróis se fazem pelas circunstâncias, mas, sobretudo, pela coragem em se colocar no lugar do outro e, mais ainda, por um amor gigante pela humanidade. Aos nossos heróis, feliz Dia do Trabalhador!

 

Publicidade
Publicidade
Comentários