Guerreiras na pandemia

06/03/2021 às 00:01.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:20

Em meio à pandemia e ao pior momento vivido pelo país, nos chega o 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Tempo de celebrar vitórias, de fazer reflexões, de tecer novos desafios e, sobretudo, tempo de homenagens. Sem clima para celebrações, a gravidade do momento requer introspecção, silêncio para ouvir o momento vivido pela humanidade. Mas é preciso também atenção, já que dados de diversos institutos, organismos nacionais e internacionais denunciam o caos pandêmico e a necessidade de isolamento social provocou o aumento da violência contra a mulher.

Prisioneiras em suas casas, longe do olhar da sociedade, acorrentadas a um dia a dia de violências, elas seguem vivendo, aguardando o momento para fugir e conquistar a liberdade e o direito de viver de verdade. É para essas mulheres que devemos voltar nossos olhos neste momento. Porque se cresce o número das que perecem, das que não são salvas por medidas protetivas ou por qualquer outra ferramenta que poderiam protegê-las, é preciso repensar. 

Repensar não apenas as leis ou ainda, avanços, mas repensar a sociedade como um todo. Mais do que isso, é preciso repensar como a sociedade está “educando seus homens” e o motivo de tanta violência... Encontrar soluções para a causa e não para as consequências precisa ser o foco, para que, de fato, seja possível proteger as mulheres da violência, do feminicídio.

Mas não podemos deixar de lado as homenagens, que em tempos de pandemia têm o dom de deixar tudo um pouco mais leve. Então, não podemos deixar de celebrar as muitas mulheres que têm se desdobrado, que têm se doado para cuidar do próximo. Sejam elas médicas, enfermeiras, fisioterapeutas ou, ainda, professoras, motoristas ou mães. Todas, a seu modo, têm lutado com todas as forças, seja para proteger a vida do outro, para proteger a vida da sua família ou para levar uma ínfima faísca de solidariedade para quem precisa. A todas essas guerreiras, o nosso respeito. E àquelas que vivem o drama da violência, estamos chegando para ajudar e prometemos estar ainda mais atentas, mais vigilantes para que o socorro seja rápido. E para todas elas, feliz Dia Internacional da Mulher!!

 
 
 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por