Grande desafio

17/10/2018 às 07:00.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:17

O combate ao tráfico de drogas é um dos principais desafios dos governantes no Brasil, país de grande dimensão territorial, em que a droga é transportada, em maioria, pelas rodovias.

Dados da Polícia Rodoviária Federal revelam um crescimento do número de entorpecentes apreendidos nas estradas mineiras, sobretudo das chamadas drogas sintéticas, como o ecstasy.

Nas estradas federais que cortam Minas, 13 mil quilos de cannabis foram interceptados de janeiro a agosto de 2018, quantidade que supera em 219% o recolhido em todo o ano passado.

Na BR-135, perto de Bocaiuva, os policiais apreenderam nesta semana 35 comprimidos de ecstasy com um menor de idade, que ainda conduzia o veículo.

O quadro mostra que a intensificação do policiamento nas estradas deve continuar, contribuindo para a desarticulação de quadrilhas e impedindo que a droga chegue aos consumidores.

Mas as ações vão além das estradas, com o combate também aos grandes chefões do tráfico que comandam os morros e aliciam jovens para a venda dos entorpecentes.

As políticas de prevenção envolvem também criação de vagas no mercado de trabalho e campanhas educativas alertando para os riscos do consumo de drogas para a saúde. Excluídos do mercado de trabalho e sem acesso à educação, muitos jovens veem no comércio desses produtos ilícitos uma oportunidade mais rentável para sobreviver, mas acabam embrenhados em um mundo de violência, onde a saída costuma ser a morte.

Ações para o combate às drogas vão além das estradas, com a prisão dos grandes chefões do tráfico que comandam os morros
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por