Eleições na pauta

Editorial / 18/09/2020 - 00h02

Ainda faltam nove dias para que a campanha eleitoral ganhe as ruas, mas o processo viveu, nesta semana, uma etapa decisiva, com o encerramento do prazo para realização das convenções partidárias que determinam as candidaturas majoritárias (prefeito) e proporcional (vereador). Em Montes Claros, são nove chapas formadas para disputar a prefeitura. Mas a movimentação ainda continua, com alguns partidos realizando mudanças ainda ontem.

O processo passa, e passará, por modificações profundas ditadas pela pandemia. Começando pelo adiamento em mais de um mês em relação à data original, na expectativa de condições sanitárias mais favoráveis. A própria campanha perderá muito de sua essência considerando-se que o corpo a corpo típico (ainda mais na seara municipal, em que o candidato está mais próximo de quem vota) tende a desaparecer. Não há como pensar em aglomerações, por menores que sejam, e as determinações de saúde deverão fazer parte dos procedimentos. Com isso, o debate tende a se concentrar ainda mais nas redes sociais, o que torna mais difícil o trabalho de convencimento e engajamento.

O eleitor se mostra pouco empolgado, e com razão. O ano tem sido marcado não só pelas restrições e consequências da pandemia; como, ainda antes, pelas chuvas que atingiram recordes históricos e provocaram prejuízos materiais e de vidas humanas em todo o Estado.

É fundamental, no entanto, que o interesse seja instigado por quem busca a condição de representante da população. Por meio da apresentação de ideias, propostas concretas e congruentes com a realidade da cidade. Do debate e da abertura a ouvir o que o eleitor tem a dizer. 

Se desta vez as ruas tendem a estar mais limpas diante da condição excepcional do pleito, espera-se que também nas redes sociais não haja uma poluição nociva, e que seja possível manter um nível digno. Problemas, recentemente, houve vários. É fundamental trabalhar por soluções.

O debate tende a se concentrar ainda mais nas redes sociais, o que torna mais difícil o trabalho de convencimento e engajamento
 

Publicidade
Publicidade
Comentários