Educação e a pandemia

Editorial / 13/08/2020 - 00h15

Não é apenas na busca por uma vacina eficaz contra o novo coronavírus que centros de pesquisa e universidades em todo o planeta se empenham. Tão logo ficou clara a dimensão da pandemia e seus desdobramentos, teve início, de forma inédita, uma mobilização para ajudar a enfrentar a emergência sanitária de forma adequada, pensando, inclusive, em eventuais gargalos decorrentes da realidade dos vários países impactados. E nos desafios surgidos com a chegada da Covid-19. 

Uma iniciativa empreendida pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG trouxe grande colaboração ao esforço de guerra com a criação de um exame alternativo de diagnóstico tão eficaz quanto o RT-PCR e, além disso, mais acessível e de simples análise. Por meio do uso de uma solução que, em contato com o vírus emite luz captada pela tela de escaneamento de um celular, é possível chegar a um resultado confiável em não mais do que 20 minutos. 

Trata-se de um dos vários exemplos do que é possível fazer quando se incentiva a pesquisa e a educação de qualidade, seja na rede pública, seja em instituições privadas. Ainda que muitas vezes sem as condições ideais, consegue-se oferecer respostas práticas às demandas urgentes da sociedade, tanto mais importantes agora, quando se pensa na possibilidade e na urgência de salvar vidas humanas. 

Valendo-se do potencial de inteligência presente na academia, com o devido incentivo e suporte, é possível fazer muito mais. A pandemia apenas explicita a relevância de uma atividade que já gerava inúmeros avanços nas mais variadas áreas do conhecimento. Material que não pode ser apenas conteúdo de livros, mas deve ser aproveitado na solução de problemas e carências, como importante aliado nas políticas públicas. Com a vantagem nada desprezível de propor alternativas mais acessíveis e democráticas. E que mostra como, diferentemente de opiniões estapafúrdias a respeito, o que há na academia é competência e disposição a ajudar, não baderna.

Por meio dela, consegue-se oferecer respostas práticas às demandas urgentes da sociedade

Publicidade
Publicidade
Comentários