Doação sempre

28/04/2018 às 06:28.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:34

Uma das principais lutas dos profissionais de saúde é fazer com que a doação de sangue seja um hábito regular entre a população. A solidariedade costuma aflorar quando um amigo ou familiar necessita de transfusão. Fora isso, são poucos os que se dispõem a fazer do ato nobre uma rotina em suas vidas durante todo o ano.

O comparecimento esporádico a hemocentros faz com que essas unidades enfrentem períodos de estoques escassos, colocando em risco a saúde de quem necessita do procedimento, como portadores de doenças crônicas e de câncer, pessoas que se submetem a transplantes ou grandes cirurgias, além de vítimas de acidentes. 

Os estoques dos bancos de sangue devem estar sempre abastecidos para evitar problemas em caso, por exemplo, de tragédia com grande número de vítimas. A fim de impedir a falta de estoque o Hemocentro de Montes Claros realiza campanhas junto à população estimulando as doações, sobretudo às vésperas de feriados, quando aumenta o risco de acidentes nas estradas. Para este sábado está previsto novo mutirão convocando os moradores a fazer doações. Mas o ideal é que o gesto se transforme em uma rotina de janeiro a janeiro, não necessitando de apelos em ocasiões de risco de faltar ou de escassez em alto nível dos estoques.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma bolsa de sangue pode salvar quatro vidas. O mutirão realizado neste sábado em Montes Claros é boa chance não só para fazer doações, mas se conscientizar mais sobre este gesto mais que nobre. Se a saúde estiver em dia, não custa nada se tornar um “doador de carteirinha”.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma bolsa de sangue pode salvar quatro vidas
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por