Deixe o celular

24/04/2018 às 00:50.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:29

Celular e volante não combinam. Quem tem o hábito de falar ao telefone ou acessar redes sociais no smartphone enquanto dirige pode ser multado com valores que vão de R$ 130,16 a R$ 239,47, além de perder 7 pontos na carteira. Embora as penalidades estejam previstas no Código de Trânsito Brasileiro desde 1997, condutores insistem em tentar driblar a lei e seguem arriscando a própria vida. 

A Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transporte de Montes Claros (MCTrans) assegura que houve crescimento neste tipo de infração na cidade, embora os dados de 2018, preliminares, não tenham sido divulgados. Em 2017, 5.928 condutores foram multados pelo uso de telefone na direção - agora o campeão em infrações entre os motoristas.

O avanço das redes sociais, que levam milhões de pessoas a não se desgrudarem dos aparelhos, dia e noite, pode ser um fator para o aumento deste tipo de infração. Mas, antes de entrar nos veículos, o ideal é que os motoristas desliguem celulares e concentrem a atenção 100% na direção. 

Ler uma mensagem ou atender a uma chamada, por alguns segundos, pode ser o tempo necessário para perder a atenção e provocar uma tragédia. Dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) revelam que o uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito. São cerca de 150 por dia no país. Só perde para o excesso de velocidade e a embriaguez o volante. Portanto, vale desligar o telefone, e nem é por causa da multa. Deixar de usar o aparelho ao volante é um ato de respeito à sua vida e à vida de quem trafega ao lado.

Uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes 
no trânsito. 

São 150 por dia em todo o país
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por