Cerco fechado

18/07/2018 às 06:25.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:28

É raro não ter uma pessoa com uma história para contar sobre roubo do celular. Além do prejuízo financeiro, a vítima enfrenta a dor de cabeça de perder contatos telefônicos, fotos e outros dados armazenados no aparelho, imprescindível tanto para as atividades de trabalho quanto para as particulares. Há ainda relatos em que vítimas são mortas, feridas ou ameaçadas por ladrões de celulares, após os aparelhos se tornarem moeda de troca por drogas. 

Em Montes Claros, 13 celulares são furtados por dia, de acordo com a Polícia Militar. Operação do Ministério Público e da PM, realizada em maio último, revela que o aparelho é o objeto mais cobiçado pelos ladrões na cidade: 95% dos furtos e roubos praticados em MOC têm como alvo o celular.

Um importante passo para conter esse tipo de delito foi dado pelas forças de segurança em Minas. Estratégia lançada pelo governo mineiro prevê o bloqueio do aparelho quando ele for levado por ladrões.

Para isso, a vítima deverá informar o número da linha e os dados pessoais numa plataforma on-line, hospedada no site da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). Com o bloqueio, o aparelho certamente perderá valor de mercado, colaborando para redução do número de furtos e roubos. Para dar certo, a medida deve contar com a colaboração das vítimas, informando sobre o roubo. Será, certamente, um avanço para a segurança das pessoas que circulam pelas ruas com os aparelhos, que podem deixar de ser tão cobiçados pelos criminosos. O mercado ilegal de venda de drogas, que colabora com o crescimento da violência, terá uma moeda de troca a menos.

Estratégia lançada pelo governo mineiro prevê o bloqueio do aparelho quando ele for levado por ladrões
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por