Carne saudável

26/07/2018 às 07:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:36

A produção e o comércio da carne de sol, considerada o “cartão-postal” da gastronomia do Norte de Minas, serão alvo de megaoperação articulada por órgãos como o Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Procon Estadual, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), além das secretarias de Estado de Saúde e Agropecuária. A ideia é traçar ações para investigar se abatedouros e açougues que revendem o produto seguem as normas sanitárias e os padrões de qualidade preconizados na legislação. 

A medida, que atende o Plano Geral de Atuação 2018/2019 do Ministério Público do Estado, vem em boa hora, não só para garantir que o alimento chegue saudável à mesa de moradores da região, mas também de outros estados e até do exterior – livre de contaminação e distante do abate clandestino.

A operação tem como alvo Montes Claros e Mirabela – conhecida como a capital da carne de sol devido ao sabor que conquista paladares em todo o país. No município de 13 mil habitantes, uma das principais atividades econômicas é o abate e a produção de cortes de carnes salgados. Setenta por cento da produção de Mirabela vai para outros municípios.

Uma fiscalização criteriosa pode garantir um produto mais confiável e requisitado pelos compradores de fora, colaborando ainda mais para a economia local. Elaborado pelo Ministério Público, o plano de ação envolverá também a população local por meio de audiências públicas. Neste processo, os municípios, que têm como papel executar a fiscalização, são de fundamental importância, sobretudo para combater o abate clandestino, um dos maiores problemas no segmento.

Os municípios, que têm como papel fiscalizar, são de fundamental importância, sobretudo para combater o abate clandestino
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por